Festa do Cinema Francês “invade” dez cidades portuguesas em Outubro, com mais de setenta filmes

©Why Not Productions | Jeanne du Barry
©Why Not Productions

Quase a fazer 25 anos, a Festa do Cinema Francês está de volta ao País com uma série de sessões que passam por várias cidades, assim como encontros com actores e realizadores.

Entre 5 e 31 de Outubro (com algumas datas em Novembro), há uma nova “invasão” francesa em Portugal: a 24.ª edição do festival de cinema dedicado a este país chega a dez cidades nacionais, de Viseu a Faro.

A Festa do Cinema Francês 2023 traz «mais de setenta filmes» a várias salas portuguesas: no roteiro estão, por exemplo, os cinemas NOS Évora Plaza, Fórum Algarve e Alameda (Porto), o Auditório Municipal Eunice Muñoz (Oeiras), a Biblioteca Municipal de Lagos e a Cinemateca Portuguesa.

Como já é habitual, os primeiros dias serão no Cinema São Jorge, com 55 sessões entre 5 e 15 de Outubro, incluindo, claro, a de abertura, que este ano será com o filme Jeanne du Barry – A Favorita do Rei, com Johnny Depp (Louis XV) e Maïwenn (Jeanne du Barry).

Além dos filmes, o festival destaca ainda os encontros com actores e realizadores: Cristèle Alves Meira vai ser a protagonista da secção Foco, onde poderemos ver o filme Alma Viva (o grade vencedor dos Prémios Sophia 2023) e mais quatro curtas da sua autoria.

Entre os outros convidados da Festa do Cinema Francês 2023, estão Maria de Medeiros, que vai apresentar uma cópia restaurada de Capitães de Abril; e o realizador Nicolas Philibert, que estará na Cinemateca Portuguesa a acompanhar as sessões com dezoito filmes seus.

O programa completo da 24.ª edição da Festa do Cinema Francês pode ser vista no site oficial deste evento.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].