A primeira semana da Feira do Livro do Porto vai ficar marcada por uma série de eventos culturais paralelos: um dos destaques é um teatro de fantoches deste humorista.
O auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG) recebe, já esta Quarta-Feira, um espectáculo de teatro musical da autoria de Hugo van Der Ding – Uma Grande Fantochada: Luísa Todi e Napoleão, uma Tragédia em Teatro de Fantoches.
A peça «recria a trágica sorte da cantora lírica de Setúbal, que após uma carreira de sucesso em França, Itália e Rússia, regressa a Portugal e se instala no Porto, onde bem que se lixou, à grande e à francesa, apanhada nas malhas das invasões napoleónicas».
Esta ‘fantochada’ começa pelas 21 horas e tem a duração de 45 minutos. A entrada é gratuita, mas é preciso levantar um bilhete (apenas dois, por pessoa) no balcão de informações da Biblioteca a partir das 19:30.
Uma Grande Fantochada: Luísa Todi e Napoleão, uma Tragédia em Teatro de Fantoches faz parte do ciclo ‘O Lento e Incendiário Caminho do Humor’ que inclui mais três espectáculos na BMAG. O espectáculo é uma versão do que Hugo van Der Ding vai levar a cena no Teatro Maria Matos (Lisboa) nos dias 30, 31 de Outubro, 1 e 14 de Novembro.
O primeiro é Nem a Poesia Morre Nem a Gente Janta (Coletivo RIR), já amanhã, 29 de Agosto, às 18 horas; seguem-se Salada de Trutas (O CoPo), 31 de Agosto, às 21 horas; e A Morte de A a Z, uma conversa baseada no livro homónimo de Luís Afonso, moderada por Valério Romão e com leituras de José Anjos (1 de Setembro, às 15 horas).