A Vadia, uma das primeiras cervejas artesanais portuguesas vai mudar de imagem, onze anos depois de ter começado a ser comercializada.
Foi em 2006 que Nuno Marques, Victor Silva e Nicolas Billard se juntaram para criar lotes de cerveja artesanal em Vale de Cambra (Aveiro). Contudo, só cinco anos depois é que a produção foi legalizada; em 2012, as primeiras garrafas de Vadia chegavam ao mercado.
Esta é mesmo uma das primeiras cervejas artesanais portuguesas, juntamente a Praxis (Coimbra) e a Sovina (Porto). Agora, sensivelmente onze anos depois de ter chegado ao mercado, a Vadia muda de imagem – curiosamente, é a terceira a passar por este processo, em Julho, depois de Lince (que passou a Fermentage) e Musa.
Apesar de a nova imagem da Vadia só ser oficialmente apresentada dia 20 de Julho, no Museu da Cerveja (Lisboa), a marca já esteve presente no Porto Beer Fest, no Street Food & Beer Festival de Oliveira de Azeméis (onde e cerveja tem a sua sede) e na La Fira del Poblenou (um evento cervejeiro de Barcelona) de “cara lavada”.
No site da Vadia, também já é possível perceber os traços gerais desta mudança – a imagem de fundo mostra um logótipo mais “artístico” e a adopção de um asterisco, em oposição ao lettring serifado que a marca tinha até aqui.
«Numa verdadeira celebração da vida boémia e da vadiagem, este rebranding representa esta faceta da vida, com as suas linhas incertas, altos e baixos, avanços e recuos. Representa o celebrarmos o nosso percurso, por mais sinuoso que tenha sido e o abraçarmos cada erro como uma oportunidade de aprender. É uma celebração da imperfeição e da normalização da mesma», concluem os responsáveis da Vadia.