A NOS usou uma tecnologia com inteligência artificial para analisar o som dos concertos e identificar padrões de emoção: a Audio Mood Analysis.
O objectivo foi avaliar o comportamento do público no Alive deste ano, nos concertos dos palcos principal e Heineken: de acordo com a NOS, os mais aplaudidos foram os Queens of The Stone Age – a banda de Josh Homme recebeu o maior número de aplausos da audiência.
Os Arctic Monkeys ficaram em segundo lugar, seguidos dos The Black Keys. Estas duas bandas, juntamente com Lil Na X, também foram as que mais assobios receberam. Ainda neste tipo de reacção, Sam Smith teve o «mais longo registo em assobios do festival».
Já Angel Olsen, que actuou no Palco Heineken, no último dia do festival (tal com Sam Smith e Queens of The Stone Age) liderou a categoria da ‘intensidade dos gritos de entusiasmo’.
Este tipo de tecnologia tem aplicações práticas que podem servir de base para melhorar as próximas edições do Alive – por exemplo, identificar as bandas mais populares e os concertos mais bem recebidos pelo público.
A NOS diz que os dados da Audio Mood Analysis vão ser ainda mais analisados pelas equipas da organização, para «extrair novas conclusões que poderão ser tidas em conta para a próxima edição do NOS Alive» e para aplicação «noutros eventos culturais ou desportivos».