Qual foi a banda mais aplaudida do Alive 2023? A NOS usou uma tecnologia com IA para saber isso

Este tipo de tecnologia tem aplicações práticas que podem servir de base para melhorar as próximas edições do Alive.

©NOS Alive
©NOS Alive

A NOS usou uma tecnologia com inteligência artificial para analisar o som dos concertos e identificar padrões de emoção: a Audio Mood Analysis.

O objectivo foi avaliar o comportamento do p̼blico no Alive deste ano, nos concertos dos palcos principal e Heineken: de acordo com a NOS, os mais aplaudidos foram os Queens of The Stone Age Рa banda de Josh Homme recebeu o maior n̼mero de aplausos da audi̻ncia.

Os Arctic Monkeys ficaram em segundo lugar, seguidos dos The Black Keys. Estas duas bandas, juntamente com Lil Na X, também foram as que mais assobios receberam. Ainda neste tipo de reacção, Sam Smith teve o «mais longo registo em assobios do festival».

©NOS Alive | A banda liderada por Josh Homme teve a melhor actuação desta edição do NOS Alive.
©NOS Alive | A banda liderada por Josh Homme teve a melhor actuação desta edição do NOS Alive.

Já Angel Olsen, que actuou no Palco Heineken, no último dia do festival (tal com Sam Smith e Queens of The Stone Age) liderou a categoria da ‘intensidade dos gritos de entusiasmo’.

Este tipo de tecnologia tem aplicações práticas que podem servir de base para melhorar as próximas edições do Alive – por exemplo, identificar as bandas mais populares e os concertos mais bem recebidos pelo público.

A NOS diz que os dados da Audio Mood Analysis vão ser ainda mais analisados pelas equipas da organização, para «extrair novas conclusões que poderão ser tidas em conta para a próxima edição do NOS Alive» e para aplicação «noutros eventos culturais ou desportivos».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].