Porque deve ler Ensaio sobre a cegueira de Saramago?

livros
Foto de Nick Fewings na Unsplash

Você já imaginou como seria viver em um mundo onde as pessoas fossem perdendo a visão, uma a uma, sem explicação nem cura? Como seria enfrentar o caos, o medo, a violência e a desumanização que essa situação provocaria? Como seria manter a esperança, a solidariedade e a dignidade em meio à escuridão? Essas são algumas das questões que o escritor português José Saramago nos propõe em seu romance Ensaio sobre a cegueira, publicado em 1995 e considerado uma das obras-primas da literatura contemporânea. Ganhe dinheiro real com as odds desportivas de Ivibet. Neste artigo, vou te dar alguns motivos para ler esse livro fascinante, que é ao mesmo tempo uma reflexão profunda sobre a condição humana e uma narrativa envolvente que prende o leitor do início ao fim. Vamos lá?

Um enredo original e impactante

Ensaio sobre a cegueira conta a história de uma epidemia de cegueira branca que se espalha por uma cidade sem nome, afetando progressivamente todos os seus habitantes. Apenas uma mulher parece imune ao mal, e se torna a guia e a protetora de um grupo de cegos que tenta sobreviver em um cenário de horror e desolação. O livro não tem capítulos nem parágrafos, apenas blocos de texto separados por espaços em branco. Os diálogos não têm travessões nem aspas, apenas vírgulas e maiúsculas. Os personagens não têm nomes próprios, apenas características ou profissões que os identificam. Essas escolhas estilísticas de Saramago criam um efeito de estranhamento e de imersão no leitor, que se sente como se estivesse dentro da história, vivenciando as mesmas sensações e emoções dos personagens.

Uma crítica social e política

Ensaio sobre a cegueira não é apenas uma ficção científica ou uma alegoria fantástica. É também uma crítica social e política à forma como as pessoas e as instituições reagem diante de uma crise coletiva. Saramago denuncia as falhas e as injustiças do sistema que abandona os cegos à própria sorte, os isola em quarentenas insalubres e os reprime com violência. O autor também mostra como a cegueira pode revelar o pior da natureza humana, como o egoísmo, a crueldade, a ganância e a perversão. Mas não é só isso. Saramago também aponta para as possibilidades de resistência e de transformação que emergem da adversidade. O autor mostra como a cegueira pode despertar o melhor da natureza humana, como a compaixão, a generosidade, a coragem e o amor. O livro é, assim, um convite à reflexão sobre os valores e os ideais que regem a nossa sociedade e sobre o papel que cada um de nós pode desempenhar para torná-la mais justa e mais humana.

Uma lição de vida e de literatura

Ensaio sobre a cegueira é mais do que um livro. É uma lição de vida e de literatura. É uma obra que nos faz pensar sobre o significado da visão, não apenas como um sentido físico, mas também como uma capacidade de perceber, de compreender e de se relacionar com o mundo e com os outros. É uma obra que nos faz questionar sobre o que é realmente importante para vivermos com dignidade e com felicidade. É uma obra que nos faz admirar a beleza e a força da palavra escrita, capaz de criar imagens vívidas, de transmitir sentimentos profundos e de provocar reações intensas no leitor. É uma obra que nos faz reconhecer o talento e a genialidade de José Saramago, um dos maiores escritores da língua portuguesa e da literatura universal.

Ensaio sobre a cegueira é um livro que você deveria ler, sem dúvida. É um livro que vai te emocionar, te surpreender, te chocar e te fazer pensar. É um livro que vai te marcar, te transformar e te inspirar. É um livro que vai te abrir os olhos, literal e metaforicamente, para a realidade e para a ficção. É um livro que você não vai esquecer jamais.

O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.