Fenómeno Barbenheimer bate recordes: Barbie e Oppenheimer ultrapassam 460 milhões de euros em bilheteira

O filme de Greta Gerwig é o que está a bater mais recordes e a fazer mais dinheiro: dos 460 milhões de euros feitos pelos dois, 304 foram responsabilidade de Barbie.

©Warner Bros | Universal
©Warner Bros | Universal

Barbie e Oppenheimer estão a fazer dos maiores lucros de bilheteira do ano; o filme sobre a boneca da Mattel é o que tem estado a bater mais recordes.

Os filmes de Cristopher Nolan e Greta Gerwig estão a protagonizar um dos maiores fenómenos cinematográficos dos últimos tempos: o facto de mostrarem duas realidades completamente diferentes – de uma forma simplista, os lados negro e rosa da vida – está a fazer com que sejam sucessos de bilheteira.

As redes sociais têm sido invadidas de memes sobre Barbie e Oppenheimer – ou Barbenheimer: esta “dualidade” começou a entrar na cultura pop mundial e levou a que os dois filmes tenham estado a bater recordes de bilheteira.

A nível mundial, Barbie e Oppenheimer ultrapassaram os 460 milhões de euros em bilheteira no fim-de-semana de estreia. Deste valor, cerca de 212 milhões dizem respeito aos EUA e 248, ao resto do mundo.

O filme de Greta Gerwig é o que está a bater mais recordes e a fazer mais dinheiro: dos 460 milhões de euros feitos pelos dois, 304 foram responsabilidade de Barbie; Oppenheimer fez 156 milhões.

Nos EUA, Barbie passou a ser o filme com o melhor fim-de-semana de estreia em 2023, com 139 milhões de euros; The Super Mario Bros. Movie, que era o campeão, tinha chegado aos 131 milhões. Além disso, Barbie é, neste momento, o filme realizado por uma mulher com o maior box office de sempre, no período de estreia.

Já Oppenheimer tem apenas um recorde: ultrapassou John Wick: Chapter 4 como o filme R-Rated (nos EUA, significa que menores de 18 anos só o podem ver acompanhados de um adulto; contudo, em Portugal, o filme está classificado para maiores de 14) com mais lucro de bilheteira: 73 contra 66,5 milhões de euros, mas apenas no mercado doméstico dos ‘States’.

Este será ainda o primeiro fim-de-semana de sempre em que dois filmes fazem mais de 90 e de 45 milhões de euros (100 e 50 milhões de dólares) nos EUA – Barbie e Oppenheimer, respectivamente, segundo o site The Hollywood Reporter.

Em Portugal, também há motivos para destacar o desempenho de Barbie e Oppenheimer: segundo a distribuidora Cinemundo, os dois filmes «estabeleceram um novo recorde de 2,5 milhões de euros de receita de bilheteira total». No País, desde a estreia a 20 de Julho, o filme de Greta Gerwig chegou aos «189 mil espectadores», enquanto a história sobre o pai da bomba atómica levou «mais de 80 mil» pessoas aos cinemas.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].