Polestar 2 transforma-se em barco: o Candela C-8 tem as mesmas tecnologias “eléctricas” deste automóvel sueco (vídeo)

Esta embarcação da Candela vai ter uma velocidade máxima de 37 Km/h e uma autonomia correspondente de 106 km.

O Candela C-8 é uma lancha rápida com as mesmas baterias e sistema de carregamento do Polestar. As primeiras unidades começam a chegar na Primavera de 2024.

A mobilidade eléctrica não é uma tendência reservada para as estradas. Na aeronáutica, há vários projectos deste género – um deles vai mesmo fornecer aviões a uma companhia portuguesa regional Sevenair; em relação a embarcações, os motores eléctricos também começam a aparecer.

Um dos mais recentes anúncios, neste campo, é o da marca sueca Candela, que se juntou à Polestar para criar o sistema de propulsão de um barco. Com num formato de lancha rápida, tem um sistema de hydrofoil, uma estrutura aplicada aos cascos, que os eleva acima da superfície da água.

O resultado é o Candela C-8, um barco que usa o «mesmo pack de baterias de 69 kWh e a mesma tecnologia de carregamento DC do Polestar 2 Standard range Single motor», explicam as duas marcas.

©Candela
©Candela | Este barco usa o sistema de hidrófilos para navegar acima da superfície da água, o que reduz o atrito e aumenta a velocidade.

Esta embarcação vai ter uma velocidade máxima de 37 Km/h e uma autonomia correspondente de 106 km: segundo a Candela, este é um valor «duas a três vezes maior que o dos barcos eléctricos convencionais».

Neste momento, a Candela está a aceitar reservas com um depósito de cem euros; as primeiras unidades começam a ser entregues aos clientes na Primavera de 2024, com um preço que ronda os 290 mil euros. Pode ver aqui todos os detalhes sobre o C-8.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].