O Candela C-8 é uma lancha rápida com as mesmas baterias e sistema de carregamento do Polestar. As primeiras unidades começam a chegar na Primavera de 2024.
A mobilidade eléctrica não é uma tendência reservada para as estradas. Na aeronáutica, há vários projectos deste género – um deles vai mesmo fornecer aviões a uma companhia portuguesa regional Sevenair; em relação a embarcações, os motores eléctricos também começam a aparecer.
Um dos mais recentes anúncios, neste campo, é o da marca sueca Candela, que se juntou à Polestar para criar o sistema de propulsão de um barco. Com num formato de lancha rápida, tem um sistema de hydrofoil, uma estrutura aplicada aos cascos, que os eleva acima da superfície da água.
O resultado é o Candela C-8, um barco que usa o «mesmo pack de baterias de 69 kWh e a mesma tecnologia de carregamento DC do Polestar 2 Standard range Single motor», explicam as duas marcas.
Esta embarcação vai ter uma velocidade máxima de 37 Km/h e uma autonomia correspondente de 106 km: segundo a Candela, este é um valor «duas a três vezes maior que o dos barcos eléctricos convencionais».
Neste momento, a Candela está a aceitar reservas com um depósito de cem euros; as primeiras unidades começam a ser entregues aos clientes na Primavera de 2024, com um preço que ronda os 290 mil euros. Pode ver aqui todos os detalhes sobre o C-8.