Crédito automóvel: escolha uma viatura e um financiamento sustentáveis

©Chuttersnap / Unsplash
©Chuttersnap / Unsplash

A indústria automóvel tem estado consecutivamente a empreender alterações substanciais à produção de viaturas de forma a poder contribuir para a sustentabilidade geral do planeta, razão pela qual tem vindo a introduzir inúmeros modelos de carros elétricos e carros híbridos no mercado.

À medida que os consumidores vão adquirindo uma consciência ambiental cada vez maior, a procura por automóveis amigos do ambiente, por conseguinte, tem vindo a aumentar progressivamente.

Neste artigo, discutiremos de que formas é que um crédito automóvel pode ser benéfico não só para si, mas também para o ambiente.

A ascensão do mercado de carros elétricos e híbridos
O mercado dos automóveis elétricos e automóveis híbridos encontra-se em constante crescimento, existindo múltiplos apoios financeiros e incentivos fiscais que continuam a contribuir para este resultado positivo, mas sobre isso falaremos daqui a pouco. Para já, olhemos para os principais destaques destas viaturas:

Veículos elétricos
Os veículos elétricos (representados pela sigla EV – Electric Vehicles) produzem zero emissões e a sua locomoção depende apenas e só da energia elétrica. Dispõem de torção instantânea, o que faz com que sejam facilmente manuseáveis e divertidos de conduzir.
São também muito mais eficientes em termos energéticos e ficam mais em conta no que diz respeito a custos de manutenção, considerando que não necessitam de tantas peças em movimento comparativamente aos veículos com motores de combustão interna tradicionais.

Veículos híbridos
Os veículos híbridos combinam o convencional motor de combustão interna com um motor elétrico, oferecendo uma eficiência no consumo de combustível bastante superior aos habituais veículos a gasóleo ou gasolina e emissões profundamente reduzidas, mas é a forma como cada variante recarrega as suas baterias que as distingue:

Híbridos convencionais
Os híbridos convencionais (representados pela sigla HEV – Hybrid Electric Vehicle) recarregam as suas baterias com recurso à travagem regenerativa e ao motor de combustão interna.

Híbridos plug-in
Os híbridos plug-in (representados pela sigla PHEV – Plug-in Hybrid Electric Vehicle) são recarregáveis através de fontes de energia externas, como veremos mais abaixo.

O impacto dos automóveis elétricos e híbridos para o consumidor e ambiente
Os benefícios de escolher um veículo elétrico ou híbrido são múltiplos e incluem menores custos de operação, emissões reduzidas (ou mesmo nulas) e uma experiência de condução mais suave e silenciosa.

Os governos de múltiplos países em todo o mundo concedem apoios financeiros e incentivos fiscais aos condutores que optarem por um veículo ecológico, e Portugal não é exceção.

A «MOBI.E» é uma empresa pública que atua como Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME) a nível nacional e que tem a seu cargo as gestão e monitorização da rede de postos de carregamento elétricos, desempenhando um papel dinamizador e facilitador no âmbito do processo de transição de viaturas de combustão fóssil para a mobilidade elétrica em Portugal.

Apoios financeiros
Em termos de ajuda financeira direcionada para o consumidor individual, o Estado criou o «Fundo Ambiental», de forma a convencer os utilizadores particulares a adquirirem carros elétricos através do apoio a veículos de emissões nulas. Em 2022, o Governo disponibilizou para esta medida um valor na ordem dos 10 milhões de euros.

De notar que, na situação descrita no parágrafo supra, os incentivos destinam-se apenas a automóveis 100% elétricos, atendendo ao seu claro contributo para a descarbonização, a melhoria da qualidade do ar e a redução do ruído e do tráfego, não se aplicando a viaturas híbridas.

Incentivos fiscais
Quanto a incentivos fiscais, estes traduzem-se sob a forma de isenções ou redução de impostos, aplicando-se tanto a veículos 100% elétricos como a veículos híbridos, tornando os seus preços de venda ao público bastante atrativos.

No caso específico dos veículos totalmente elétricos, os proprietários encontram-se isentos do pagamento do Imposto Sobre Veículos (ISV) e do Imposto Único de Circulação (IUC). Já em relação aos híbridos, a diferença está na variante:

Híbridos convencionais
Os incentivos aos veículos híbridos convencionais compreendem uma redução de 40% do ISV para veículos com autonomia mínima de 50 km em modo elétrico e emissões oficiais inferiores a 50 gCO2/km.

Híbridos plug-in
No caso dos híbridos plug-in, verifica-se uma redução de 75% do ISV para automóveis com autonomia mínima de 50 quilómetros em modo elétrico e emissões oficiais inferiores a 0 gCO2/km.

A sustentabilidade por detrás de um crédito automóvel
Enquanto considera efetuar a transição de um veículo convencional para um elétrico ou híbrido, deverá também ter em atenção a opção de financiamento que se encontra mais alinhada com os seus objetivos ecológicos.

Existem no mercado variadíssimas ofertas de créditos automóvel especificamente concebidas para a aquisição de veículos elétricos e híbridos, o que só vem facilitar a sustentabilidade da sua escolha. Algumas vantagens destes créditos incluem:

Termos e condições de reembolso flexíveis
Os períodos de reembolso deste tipo de crédito podem variar entre os 12 e os 120 meses, ficando a gestão do pagamento da prestação mensal inteiramente ao seu critério e conveniência.

Taxas de juro competitivas
Este benefício garante que assina o melhor acordo possível, uma vez que as taxas de juro reduzidas acabarão por contribuir para a diminuição do montante total imputado ao consumidor (MTIC).

Processo de aprovação rápido
É um fator que depende da entidade credora, claro está, mas existem muitas alternativas no mercado que garantem a aprovação do seu crédito automóvel em apenas 24 horas, se tanto. Basta apresentar um requerimento online e submeter alguns documentos para começar logo a pensar muito mais concretamente no modelo elétrico ou híbrido que deseja adquirir.

Considerações finais
Optar por um veículo elétrico ou híbrido é um passo essencial a dar rumo a um futuro mais amigo do ambiente, e a verdade é que a obtenção de um crédito automóvel especialmente concebido para esse fim também contribui para a redução do tamanho da sua pegada ecológica.

Com termos e condições de reembolso flexíveis, taxas de juro competitivas e um acelerado processo de aprovação, o financiamento do seu novo veículo amigo do ambiente tem de tudo para lhe facilitar a vida.

Procure por um crédito automóvel que reúna todas estas vantagens e dê início à sua viagem com destino a um porvir acessível, gratificante e, acima de tudo, sustentável.

O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.