No último dia do Mental há uma estreia: o festival sai das salas e abre-se à Natureza, com actividades de bem-estar num parque de Lisboa.
A programação deste festival para 2023 já é conhecida e, agora, ficamos a saber de uma novidade: o Mental Natura, que se traduz numa série de actividades ao ar-livre para crianças e adultos.
O Mental Natura acontece no último dia do festival, a 27 de Maio num parque da cidade: Quinta das Conchas e dos Liláses, no Lumiar. De manhã, este programa (com duas horas) foca-se em crianças a partir dos oito anos e propõe uma «experiência colaborativa através da expressão artística».
A ideia passa por «misturar cores, que representam a diversidade de emoções, personalidades, pensamentos» e, depois, «criar histórias e partilhar pontos de vista». Esta iniciativa acontece em parceria com Lugar Específico, um projecto ligado à «mediação cultural e arte-educação», que organizou um programa que liga a arte à pedagogia.
Depois, à tarde, é a vez dos adultos, mas com possibilidade de participação de jovens a partir dos quinze anos. Aqui, o foco vai ser o «desenvolvimento da resiliência na prevenção do burnout», uma proposta holística do projecto Heartland (três horas), com o tema ‘Lugares de Encontro’. A dinamização está igualmente a cargo do Lugar Específico.
As inscrições ficam disponíveis, em breve, no site do Festival Mental.