Para Que Servem os Painéis Acústicos de Madeira?

Foto de Pixabay: https://www.pexels.com/pt-br/foto/livros-laptop-e-smartphone-na-mesa-265678/

Se está à procura de soluções para melhorar o isolamento acústico da sua habitação, é provável que já tenha ouvido falar em painéis acústicos madeira. Apesar do seu design simples, os painéis de madeira acústicos são uma das melhores soluções para prevenir a reverberação no interior da sua casa e torná-la mais cómoda.

Este pequeno guia irá explicar-lhe as principais utilidades e vantagens da utilização de painéis de madeira acústicos. Iremos também analisar o processo de fabrico e a sua instalação. Assim, saberá exatamente como proceder caso pretenda os adquirir.

Qual é a Sua Finalidade?

Como referimos, a principal função dos painéis acústicos de madeira é a redução do ruído na sua habitação. Devido às suas saliências, os painéis permitem que o som se dissipe mais rapidamente no seu interior, prevenindo a reverberação. Mas o que é a reverberação?

Tal como o eco, a reverberação é um fenómeno sonoro no qual um som é repetido para além da duração da sua emissão. A principal diferença entre estes fenómenos é que a reverberação faz com que um som pareça mais prolongado, ao passo que o eco possui uma pausa entre a emissão e a reflexão.

Outras vantagens e utilizações

Apesar da sua principal finalidade ser a redução do ruído, os painéis de madeira acústicos também possuem outras vantagens, tais como:

  • Estética e elegância

Os painéis de madeira acústicos são feitos a partir de materiais de elevada qualidade, o que lhes confere um aspeto altamente estético e elegante. São uma excelente forma de tornar qualquer espaço mais harmonioso.

  • Facilidade de limpeza

Estes produtos podem ser limpos com apenas água e um pano. Não requerem cuidados especiais nem precisam de ser envernizados. Além disso, são altamente duráveis.

  • Versatilidade

Os painéis acústicos estão disponíveis em vários tons de madeira que facilmente se adaptam a qualquer espaço. Também pode optar por painéis coloridos que conferem charme à sua casa

Como São Fabricados?

Como o nome indica, os painéis acústicos de madeira são fabricados a partir deste material. Por norma, as empresas de fabrico de painéis acústicos possuem florestas sustentáveis onde todas as árvores são repostas após serem cortadas. As tiras de madeira que compõem os painéis são obtidas a partir de troncos inteiros e tratadas com produtos especiais para aumentar a sua durabilidade e impermeabilidade.

Processo de Instalação

Os painéis de madeira acústicos podem ser instalados com recurso a parafusos ou adesivos. Veja quais as diferenças:

  • Adesivos – Colocar painéis acústicos com recurso a adesivos facilita o processo de instalação.
  • Parafusos – Apesar do processo de instalação ser mais longo, os painéis instalados com parafusos geralmente requerem menor manutenção.
O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.