Nossa Senhora da Loja do Chinês: há um filme angolano que estreia este mês em Portugal

De acordo com o realizador, o filme aborda temas como «desejos de vingança, violência, morte, fantasmas, política e fé religiosa».

Com distribuição da Cinetoscópio, este filme de Ery Claver estreou no Festival de Locarno e esteve nomeado para um Golden Leopard.

Uma loja do chinês, uma santa de plástico e uma praça de touros. Estes são os “ingredientes” principais do mais recente filme angolano, que tem estreia marcada para este mês nos cinemas nacionais.

Nossa Senhora da Loja do Chinês conta com a realização de Ery Claver (é a sua primeira longa-metragem) e tem apenas três actores: Cláudia Púcuta (Domingas), David Caracol (Bessa) e Willi Ribeiro (Zoyo). O filme tem ainda um narrador: Meili Li.

De acordo com o realizador, o filme aborda temas como «desejos de vingança, segredos, servidão, abuso, violência, morte, fantasmas, política, fé religiosa», um conjunto de conceitos que se «manifestam através do poder». Ery Claver fala ainda num «conto poético intenso sobre família e vingança no coração de Luanda».

©Geração 80
©Geração 80

Com 98 minutos, Nossa Senhora da Loja do Chinês estreia a 23 de Fevereiro e conta com a produção da Geração 80. A banda sonora (original) é de Ismael Suama.

«Quando um comerciante chinês traz para um bairro de Luanda uma singular imagem de plástico sagrado de Nossa Senhora, uma mãe enlutada busca a paz, um barbeiro atento inicia um novo culto e um jovem desorientado busca vingança pelo seu amigo perdido» pode ler-se na sinopse partilhada pela Cinetoscópio, que assegura a distribuição do filme nas salas nacionais.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].