João Portugal Ramos tem um novo vinho Duorum: o Altitude é «guloso e está cheio de fruta»

©TRENDY Report
©TRENDY Report

A gama de vinhos Duorum, da João Portugal Ramos, passou a contar com uma nova referência, mais jovem: o Altitude é feito com três castas.

«Era um Douro que fazia falta, cheio de fruta e que dá gozo a beber». Foi assim que João Maria Portugal Ramos, enólogo do grupo JPR, apresentou o Altitude by Duorum, num jantar que aconteceu no restaurante In.Vulgar, em Lisboa.

Este vinho, que acaba por ser um projecto mais pessoal do filho de João Portugal Ramos, é uma resposta à «crescente procura mundial de vinhos mais frescos e equilibrados», com um «perfil mais moderno», diz o enólogo. O PVP recomendado é de 9 euros.

O Altitude foi feito com três castas de «cota alta (400 – 500 metros)» da Quinta de Castelo Melhor, no Douro Superior: Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz. Curiosamente, o Altitude já tinha feito parte do portfólio da produtora (mas apenas para exportação, segundo a JPR), com a assinatura do enólogo José Maria Soares Franco.

Segundo a João Portugal Ramos, esta “nova” versão do Altitude by Duorum tem uma «cor vermelha profunda, aroma intenso, dominado pela fruta preta madura e pelos aromas florais de violeta»; é «encorpado, fresco, com acidez equilibrada bem envolvida no seu corpo e volume». Vai bem com «pratos de carne, uma tábua de queijos ou mesmo para se beber by the glass».

A imagem do rótulo foi criada por Rita Rivotti e mostra um pássaro vestido à pagem, pousado num galho, entre as nuvens – o conceito da ilustração passou ainda por transmitir o «compromisso da Duorum com todas as espécies raras e ameaçadas que encontram refúgio na Quinta de Castelo Melhor».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].