Citroën 2CV comemora 74 anos com uma versão em Playmobil que também é uma homenagem a França

Esta versão da Playmobil, em azul claro, é inspirada no aspecto que o automóvel tinha nos anos sessenta e oitenta.

©Playmobil
©Playmobil

A Citroën e a Playmobil juntaram-se para comemorar os 75 anos de um dos mais icónicos automóveis da marca francesa.

Há mais um automóvel clássico na garagem da Playmobil, onde já estava, por exemplo, um VW Carocha. A marca de brinquedos fez uma parceria com a Citroën para lançar um 2CV que serve para assinalar os 75 anos deste modelo.

Lançado em 1948 e produzido até 1990, o 2CV tornou-se um dos automóveis mais populares de sempre e, talvez, o mais reconhecido da Citroën durante muitos anos. Criado para ser um automóvel do povo, teve como objectivo ser um modelo «simples de fabricar, económico e de fácil manutenção». Ao todo, foram fabricados 5,1 milhões de unidades.

Originalmente, o 2CV tinha um «pequeno motor de dois cilindros com 375 cc, nove cavalos de potência e uma velocidade máxima de 60 km/h», lembra a Citroën. Contudo, a última versão deste automóvel saiu da linha de produção com «602 cc, 29 cavalos e uma velocidade máxima recorde de 115 km/h».

©Playmobil
©Playmobil | O Citroën 2CV ainda não está disponível no site da Citroën, mas chega este mês, garante a marca.

Esta versão da Playmobil, em azul claro, é inspirada no aspecto que o automóvel tinha nos anos sessenta e oitenta (na década de 1970, o 2CV foi fabricado com faróis rectangulares). Na caixa vêm ainda algumas personagens características do imaginário francês – a mais popular será o gendarme (polícia) inspirado na personagem Ludovic Cruchot, interpretada pelo actor Luis de Funès.

As outras figuras são uma condutora com uma camisola estilo marinheiro e um pastor com duas vasilhas de leite, acompanhado de gansos e um porco, a representar a ruralidade francesa. Em si, o automóvel tem 28 cm de comprimento e pesa 302 gramas – o preço é de 49,99 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].