Assume-se como «provocador» e tem três menus à escolha – Medroso, Cauteloso e Cruel. Uma das opções vem, inclusive, com um babete.
O Cruel, um restaurante da baixa do Porto que durante «vários anos» teve sempre a mesma carta, anunciou novidades que se podem considerar ‘disruptivas’. Entre estas, temos um Patinho de Borracha servido numa banheira e «comida de bebé».
«Levamos muito a sério o nosso conceito e por isso gostamos de brincar com as percepções, as texturas e os sabores. Nesta nova carta quisemos ir ainda mais além, trazendo à mesa alguma ironia e humor», diz Marta Almendra, dona do restaurante.
As novidades dividem-se por três menus: Medroso, Cauteloso e Cruel. O primeiro é o «menos destemido», com opções mais suaves – aqui, há
Batatas Bem-Com-a-Vida, Croquetes Cremosos de Novilho, Bife de Atum e um dos pratos que deverá chamar mais atenções: Memórias de Infância, uma sobremesa feita com Cerelac, Nestum, Corn Flakes e chocolate, que traz um… babete.
No Cauteloso, que é «um pouco mais corajoso», o Cruel serve Batatas Bravas, Camarões Salteados com Nduja, Peito de Pato e e mais uma sobremesa “vistosa: Toucinho do Purgatório, com algodão doce e peta-zetas).
Finalmente, temos Cruel, onde estarão os pratos mais “desafiantes: aqui, as batatas são Iradas (normais e doces com molho picante, e maionese de alho), há um Ensopado de Barriga e Bochecha de Porco (com miso, cenoura, ervas e farturas), Tártaro de Novilho e o outro prato que destacámos: o Patinho de Borracha comestível, feito com foie-gras e acompanhado com com ginjas e crackers, servido numa mini-banheira. O Triffle de Lima em Coma Alcoólico junta-se como sobremesa.
O Cruel fica na Rua da Picaria, no Porto. Para reservas pode usar o número 924 400 259. O menu completo pode ser visto aqui.