Dez anos depois, o LX Comedy Slam está de volta: stand-up com comediantes negros junta profissionais e amadores

Alexandre Barbosa, Benji Comédia, Cássia Rodrigues, Wilson Silva e Youre Cabral são as primeiras confirmações.

©Youre Cabral | Facebook
©Youre Cabral | Facebook

Inspirado no Def Comedy Jam, as sessões de comédia criadas pela HBO que lançaram Dave Chappelle ou Chris Rock, o LX Comedy Slam tinha acontecido pela última vez em 2013.

O objectivo é «contribuir para que a comunidade negra se aproxime da comédia e para que humoristas amadores se possam profissionalizar e tenham oportunidades na área». O LX Comedy Slam está de volta, com uma sessão em Fevereiro que já conta com cinco humoristas.

Alexandre Barbosa, Benji Comédia, Cássia Rodrigues, Wilson Silva e Youre Cabral (na foto, em cima) são as primeiras confirmações, a que se junta o host Octávio Ré e mais dois aspirantes. Estes, vão ser «seleccionados num casting que está a decorrer», dizem Rainner Brito e Nuno Varela, responsáveis pelo LX Comedy Slam.

Este regresso tem ainda a parceria da Bantumen. Para os promotores, este um «marco importante» numa altura em que «tanto se fala na representatividade e em criar oportunidades para a comunidade negra em Portugal».

A primeira edição em dez anos do LX Comedy Slam está marcada para 18 de Fevereiro, na Biblioteca de Marvila, entre as 10 e as 22 horas; os bilhetes já estão à venda na Eventbrite e custam 15 euros (mais uma taxa de 2,24 euros).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].