Fruta feia dá origem a mais um gin: o novo Casanova é feito com cinco citrinos “desperdiçados”

Esta produtora nacional já tinha criado outro gin feito com fruta não comercializável: Maçã de Alcobaça IGP

©Lemos Figueiredo - Casanova Citrus
©Lemos Figueiredo

A marca portuguesa Lemos Figueiredo tem mais um gin criado com fruta excedentária não comercializável: depois da versão Maçã de Alcobaça, chega o Citrus.

A chamada ‘fruta feia’, que não reúne os padrões de beleza para ser comercializada, volta a ser aproveitada pela Lemos Figueiredo para criar um gin, em parceria com a app de combate ao desperdício alimentar Too Good To Go.

No portfólio, esta produtora nacional já tinha o de Maçã de Alcobaça IGP. Desta vez, a marca usou cinco tipos de critrinos provenientes de produção excedentária: toranja, yuzu, limão de Mafra, lima e tangerina.

O resultado é o Casanova Citrus, «inspirado no clássico London Dry Gin», com uma base onde o «zimbro selvagem e as sementes de coentro são macerados em álcool de cereais».

Este gin já pode ser comprado online e na loja Ginjinha d’Alcobaça (perto do mosteiro desta cidade): o preço é de 26 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].