Facing Monsters foi considerada a ‘Melhor Longa Metragem’, mas houve dois filmes que saíram do SAL com dois prémios: Wetsuit e The Yin and Yang of Gerry Lopez.
Foram 45 filmes, 16 longas-metragens e 29 curtas. Ao longo de quatro dias, o Surf at Lisbon Film Fest voltou a tomar conta do São Jorge com várias sessões que juntaram algumas das melhores produções dedicadas ao surf, dos últimos anos.
Este ano, um dos filmes mais aguardados era Sagres, sobre a vida de Joana Schenker, campeã nacional e mundial de bodyboard. O documentário foi mesmo o primeiro a passar nesta edição e prometia ser um dos mais premiados.
Contudo, o júri acabou por não atribuir qualquer um dos treze prémios a Sagres, principalmente ‘Melhor Produção Nacional’, ‘Melhor Documentário’ ou mesmo uma menção honrosa.
O vencedor do prémio principal – ‘Melhor Longa Metragem’ – acabou por ser o filme australiano Facing Monsters (Bentley Dean), sobre o surfista Kerby Brown e a sua família, numa viagem à zona Sul do Oceano Pacífico para apanhar uma onda que quebra em fundo de pedra, onde ninguém ainda esteve.
Contudo, houve dois filmes que ganharam dois prémios: o português Wetsuit (‘Melhor Curta Metragem’ e ‘Melhor Produção Nacional’) e The Yin and Yang of Gerry Lopez (‘Melhor Edição’ e ‘Melhor Documentário’).
Aqui fica a lista completa dos premiados, onde faltam os galardões de ‘Sustentabilidade’ e ‘Experimental’, já que o júri considerou não ter havido obras que «tivessem preenchido os requisitos para tal», esclareceu a organização.
Melhor Longa Metragem: Facing Monsters (Bentley Dean)
Menção Honrosa: Bigger than Me (Claire Gorman)
Melhor Curta Metragem: Wetsuit (João Salgado)
Menção Honrosa: RAW (Aljaz Babnik)
Melhor Fotografia: Eufori (Octávio Coutino)
Melhor Edição: The Yin and Yang of Gerry Lopez (Stacy Peralta)
Melhor Banda Sonora: Re-MOTE The Lost Reels (Albert Falzon)
Melhor Produção Nacional: Wetsuit (João Salgado)
Menção Honrosa: Dharma (Manuel Martins)
Melhor Documentário: The Yin and Yang of Gerry Lopez (Stacy Peralta)
Menção Honrosa: Biarritz Surf Gang (Nathan Curren e Pierre Denoyel|)