McDonald’s começa a usar embalagens reutilizáveis para batatas, hambúrgueres e bebidas

Em Portugal, a abordagem sustentável do McDonald's reflecte-se na utilização de palhinhas de papel e colheres de madeira.

©Jean Buis
©Jean Buis

Para já, esta abordagem é exclusiva de restaurantes da marca, em França. A decisão do McDonald’s está em linha com a lei anti-desperdício do país.

Até o presidente francês, Emmanuel Macron, não deixou passar a iniciativa do McDonald’s em claro: «A lei anti-desperdício não representa apenas o fim das palhinhas de plástico. Olhem à vossa volta: em França, há mudanças a acontecer para mudar os padrões de consumo e reduzir os resíduos. Estamo-nos a esforçar fazer com que seja uma mudança global. Vemos mudar!»

A lei anti-desperdício foi aprovada em França há dois anos e proíbe o uso de pratos, talheres e palhinhas de plástico de uso único em todos os restaurantes do país

Esta foi a resposta de Macron, num re-tweet que fez de uma fotografia de um utilizador do Twitter que mostra a nova abordagem do McDonald’s às caixas de hambúrgueres, de batatas fritas e aos copos com as bebidas, que levamos num tabuleiro quando comemos num destes restaurantes de fast-food.

©Jean Buis
©Jean Buis | Copos e embalagens de plástico para as batatas fritas: o McDonald’s deixou de usar soluções descartáveis em França.

Tirada num McDonald’s de Paris, a foto mostra embalagens de plástico em vez dos habituais em papel/cartão; mais tarde, o mesmo utilizador (o programador francês Jean Buis) partilhou uma fotografia de um Happy Meal numa caixa de plástico reutilizável, que pode ser lavada e usada para outra refeição.

Em Portugal, a abordagem sustentável do McDonald’s reflecte-se na utilização de palhinhas de papel (já nenhum restaurante tem versões em plástico), colheres de madeira (para gelados e para mexer o café) e em copos de papel sem tampas de plástico, por exemplo. A política ambiental da cadeia de fast-food pode ser lida com mais detalhe, aqui.


O TRENDY Report questionou o McDonald’s sobre a possibilidade de as embalagens reutilizáveis passarem a ser usadas em Portugal; assim que a resposta da marca chegar, este artigo será actualizado.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].