Azulejos nos pés: estas Havaianas tem dedinho português e vão a leilão por 1500 euros

Os lucros deste leilão revertem na totalidade para a instituição de solidariedade social Casa de Acolhimento Mão Amiga.

©Havaianas / Add Fuel
©Havaianas / Add Fuel

Antes de começar a ler este artigo, vamos já esclarecer uma coisa: não vai ser possível comprar, nas lojas, estas novas Havaianas inspiradas nos azulejos portugueses.

A Havaianas e o artista nacional Diogo Machado (aka Add Fuel) juntaram-se para criar dois pares de chinelos com padrões exclusivos e que têm como base «um trabalho de pesquisa (formal e de construção) sobre azulejaria tradicional portuguesa».

O resultado são as Havaianas AZSlim e AZTop, ambas em exposição no Museu Nacional do Azulejo. O primeiro modelo tem um padrão conhecido por ‘Camélia’ (inspirado na flor com o mesmo nome), criado no final do séc. XVII; o segundo, é baseado «nas ruas de Lisboa», diz a marca.

Estes chinelos ficam expostos no museu até 11 de Dezembro e estão a ser leiloados na página de Instagram do artista (mais um painel de azulejos 4 x 2 com os respectivos padrões), com uma base de licitação de 1500 euros.

©Instagram / DR.
©Instagram / DR. | Na página de Instaram de Add Fuel estão os dois posts onde os interessados devem comentar com uma licitação.

O leilão, que acontece nos comentários dos posts que mostram as Havaianas, termina às 17 horas de 14 de Dezembro; quem tiver feito a maior oferta, recebe uma mensagem directa, também pelo Instagram, para saber como pode pagar e receber os chinelos.

Os lucros deste leilão revertem na totalidade para a instituição de solidariedade social Casa de Acolhimento Mão Amiga.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].