O filme Zabuti (Esquecido), de 2019, conta a história de uma professora de ucraniano que tem de mudar de disciplina depois da tomada de Luhansk por separatistas pró-russos.
Apesar de a face mais intensa da guerra entre a Ucrânia e a Rússia tem começado na última semana de Fevereiro, a tensão entre estes dois países começou em 2014 com a disputa das regiões da Crimeia e de Donbass.
Zabuti (Забуті), que chega aos cinemas nacionais no final de Março, passa-se poucos anos depois do início do conflito em Luhansk (Donbass), quando separatistas pró-russos ocuparam esta cidade.
O filme, realizado por Daria Onyschenko, conta a história de Nina (Maryna Koshkina), uma professora de ucraniano que se vê obrigada a ensinar russo, e de Andrii (Danylo Kamenskyi), um aluno de dezassete anos que é preso depois de hastear a bandeira da Ucrânia na escola.
A estreia em Portugal deve acontecer no final de Março, de acordo com a organização do festival de cinema Avanca, onde o filme passou pela primeira vez em Portugal (edição de 2020) e recebeu «uma Menção Especial e o prémio Melhor Actor», para Danylo Kamenskyi.