O projecto ‘Casa de 1 euro’ em Itália, que se tornou viral em 2021, é a mais recente iniciativa da Airbnb, para promover o turismo sustentável no país.
A Airbnb está à procura de uma pessoa para viver durante um ano em Itália numa ‘Casa de 1 euro’, com despesas de renda pagas, mas com a obrigatoriedade de disponibilizar a casa para ser alugada.
A plataforma diz que a pessoa escolhida para viver nesta casa recebe «todos os rendimentos que gerar como anfitriã na Airbnb». A moradia (que foi restaurada e é «tipicamente italiana») fica na vila de Sambuca (Sicília) e tem dois andares.
Segundo a Airbnb, no rés-do-chão fica uma sala de estar e um quarto principal «com uma cama king e casa de banho privada»; o primeiro andar tem uma «sala de estar, uma cozinha, uma área de trabalho, uma casa de banho e um quarto mezanine, também com cama king».
No segundo andar há uma sala de estar com um sofá-cama tamanho queen. As regras da Airbnb estabelecem que um destes quartos tem de ser obrigatoriamente alugado na plataforma e que o anfitrião tem de, pelo menos, habitar a casa durante três meses consecutivos. A entrada é a 30 de Junho.
Outro dos requisitos da Airbnb para a ‘Case 1 euro’ é que o anfitrião se integre na vida da vila, com participação em actividades como a apanha da azeitona ou as vindimas; o escolhido, pode ainda levar a família para viver em Itália durante um ano, contudo, as despesas (viagens, alimentação, serviços) ficam todas as cargo do vencedor deste desafio, cuja inscrição é feita aqui.