O Lugar Específico, um espaço de mediação cultural para adultos e crianças, em Lisboa, criou uma iniciativa artística para os mais novos com o objectivo de estimular o espírito crítico.
E se uma criança visitasse uma exposição de pintura e depois fizesse uma crítica em podcast, disponível no Spotify? Os mais novos são conhecidos pelas suas opiniões sinceras e sem filtro e é isso que o Lugar Específico quer explorar com o projecto Especificalistas.
Aqui, as crianças são desafiadas a dar a sua opinião sobre várias manifestações culturais, para se tornarem críticas de arte, tudo num formato de podcast.
«Através do contacto com os mais diversos objectos culturais e artísticos, assim como os seus intervenientes (equipa técnica, artistas, curadores, entre outros), crianças dos sete aos doze anos assistem a espectáculos, vão a exposições, visitam património local e outros objectos artísticos, entrevistam artistas e curadores e depois escrevem uma crítica que será gravada num podcast e que depois fica disponível no Spotify e é emitido na Rádio Miúdos», explica a mentora do projecto, Susana Alves.
O Lugar Específico já tem um programa preenchido com os espectáculos e exposições que as crianças vão visitar até Maio: dez ao todo. Entre os destaques estão uma visita ao Museu Municipal de Benavente e ao Festival Amostra (já este fim-de-semana), assim como a peça Antiprincesas, de Cláudia Gaiolas.
Como explica Susana Alves, «o propósito é dar às crianças ferramentas para ver o que está para lá da forma, da imagem ou da superfície». As inscrições para os Especificalistas devem ser feitas no site do Lugar Específico.