Aquário Vasco da Gama: dos peixes reais para ecrãs com vídeos da vida marinha em Portugal

©David Clode
©David Clode

Um dos aquários mais antigos da Europa (comemorou 123 anos em 2021) rendeu-se ao digital com ecrãs 8K que mostram a vida marinha nacional.

Um dos locais que marcou a infância de quem nasceu nos anos oitenta e noventa acaba de se actualizar com recursos tecnológicos que “substituem” os peixes reais por vídeos.

A inovação chegou ao Aquário Vasco da Gama (Algés, Lisboa) em forma de ecrãs 8K que estão no anfiteatro e que formam uma videowall de vinte metros quadrados (o equivalente a cerca de vinte TV de 55 polegadas). Aqui, é possível ver um vídeo que mostra «vários cenários da orla costeira com conteúdo 3D».

O Aquário Vasco da Gama fala ainda de «várias experiências interactivas e imersivas» no espaço, uma «janela para o ocenano» onde podemos ver «diversas espécies marinhas da costa portuguesa».

Uma destas experiências tem como base desenhar um peixe e vê-lo a ganhar vida num «aquário digital». Esta vertente mais tecnológica do Aquário Vasco da Gama, criada pela empresa Edigma, é inaugurada esta semana e não tem custos adicionais – os bilhetes para a visita geral começam nos 2,50 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].