O namoro online deve continuar a crescer, e não apenas em Portugal

O número de plataformas de online dating, sites ou aplicações para telemóvel, tem estado a aumentar, assim como o número de pessoas que as usam. Portugal não foge a esta tendência, tal como é demonstrado, por exemplo, pelo lovino, um site que avalia, compara e recomenda os diversos sites e aplicações de encontros online.

shutterstock.com, por Studio Romantic

Algumas novas tendências que se vinham já a verificar foram aceleradas pela recente crise pandémica. Os encontros online são um desses exemplos. O número de plataformas de online dating, sites ou aplicações para telemóvel, tem estado a aumentar, assim como o número de pessoas que as usam. Portugal não foge a esta tendência, tal como é demonstrado, por exemplo, pelo lovino, um site que avalia, compara e recomenda os diversos sites e aplicações de encontros online.

Não existe apenas uma razão ou factor que possa explicar o crescimento desta indústria. A pressão e limitação social da pandemia COVID desempenharam um papel ao empurrar muitas pessoas para estas aplicações. Um relatório produzido, Junho de 2020, em coordenação entre o instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e o ISCTE, concluiu que das 3 maiores preocupações para o futuro entre os inquiridos constava a “incerteza sobre quando voltamos a estar com os nossos familiares, amigos e colegas”, o que revela o impacto que as limitações às relações sociais têm na população.

Mas as estimativas de mercado para o futuro pós “pandémico” aparentam indicar que o crescimento das aplicações de namoro online vai continuar. Quais são, afinal, as vantagens destas aplicações para tantos dos seus utilizadores?

Adaptadas à pandemia

De forma a manterem-se competitivas, muitas das empresas que fornecem serviços de namoro online, seja por sites ou aplicações, adaptaram-se à nova realidade criada pela pandemia e às novas exigências dos seus utilizadores. Algumas novas funcionalidades foram adicionadas, sendo que algumas, antes menosprezadas, provavelmente manter-se-ão populares no futuro.

Algumas das plataformas adicionaram a possibilidade dos utilizadores poderem adicionar aos seus perfis o seu estado de vacinação. Ainda que se tenham desenvolvido parcerias com os governos de alguns países, como os Estados Unidos da América ou o Reino Unido, esta informação permanece impossível de ser confirmada pelas próprias plataformas. Contudo, trata-se de uma actualização que para muitos dos utilizadores aumentou o seu grau de confiança.

As conversas por chamada de vídeo são outro exemplo perfeito para reflectir a adaptação destas plataformas aos novos interesses expressados pelos seus clientes. Algo que era pouco procurado ou utilizado, as chamadas de vídeo são agora uma ferramenta obrigatória para qualquer destas aplicações. Enquanto antigamente as pessoas usavam estas apps para uma rápida troca de informação, acabando por haver uma transição imediata para um primeiro encontro offline, hoje em dia muitos acabam por ter o seu “primeiro encontro” online e, para tal, as chamadas por vídeo são essenciais para as primeiras impressões. É expectável que a tendência das conversas por chamadas de vídeo, especialmente nos primeiros contactos, se mantenha, mesmo com a eliminação das restrições da pandemia ou dos riscos inerentes ao vírus

O amor algorítmico da Inteligência Artificial

Para muitas pessoas, as plataformas de encontros online são uma excelente ferramenta para ter os primeiros encontros com outros desconhecidos e conhecer novas pessoas. Muitas das plataformas são grátis, o que acaba por ser um factor importante não só para as gerações mais jovens, que têm em média menos poder de compra, mas também no contexto actual de crise, em que a taxa de desemprego aumentou e algumas empresas mantêm ainda o regime de layoff. Este aspecto prático das aplicações é valorizado pelos utilizadores, como por exemplo a capacidade de procurar outras pessoas com características e interesses específicos. Muitos acabam por nem precisar de procurar, uma vez que recebem sugestões de compatibilidade pela própria aplicação.

Estas sugestões baseiam-se em algoritmos. Da mesma forma que sua plataforma de streaming favorita sugere filmes ou documentários, as plataformas de encontros online utilizam algoritmos que fornecem sugestões, mais ou menos prováveis, tendo em conta as pesquisas que as pessoas fizeram na aplicação ou o feedback que fornecem sobre encontros passados. Pelo papel fulcral que os algoritmos desempenham, esta indústria tem dado os primeiros passos na tentativa de implementar os novos avanços tecnológicos em Inteligência Artificial, cujos algoritmos prometem aumentar a capacidade de prever diferentes graus de compatibilidade entre dois completos desconhecidos.

Igualmente importante para muitas destas empresas e para os seus clientes, a Inteligência Artificial talvez consiga aumentar os níveis de segurança das apps de namoro online ao permitirem uma detecção mais célere e eficiente de comportamentos anormais e que representem um maior risco para as pessoas.

O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.