Este é o «primeiro dispensador inteligente de água» português e foi criado pela Água Monchique

A Sociedade da Água de Monchique desenvolveu, em parceria com a startup nacional Quantum Leap, um dispensador inteligente de água que faz a encomenda automática de garrafões.

Chama-se Nommo Smart Water Pump e será o «primeiro dispensador inteligente de água» – é assim que a Água de Monchique apresenta esta novidade, criada em parceria com a Quantum Leap, e que foi apresentada na Web Summit.

Este dispositivo, que estará à venda ao público em geral, será o ponto de partida para um «novo nível de conveniência através da criação de um novo ecossistema de encomendas e de entregas».

Segundo a Água de Monchique, o Nommo consegue «aprender» com os hábitos de consumos das pessoas e «encomendar automaticamente mais garrafões antes do consumidor ficar sem stock». Para ajudar a controlar tudo, há ainda uma app, a myMonchique.

©Água de Monchique
©Água de Monchique | O Nomo Smart Water Pump tem um botão para fazer uma encomenda automática de garrafões de água.

Contudo, há uma forma de fazer a encomenda de forma manual, à semelhança do que acontece com a máquina de café Essenza Plus da Nespresso: há um botão onde podemos carregar para que o pedido seja feito directamente à empresa.

Com inteligência artificial, este dispensador de água tem ainda «vários sensores incorporados que analisam em tempo real a qualidade da água». O Nommo Smart Water Pump está, neste momento em exposição na Web Summit e em fase de pré-produção; a data prevista de chegada ao mercado será durante «o primeiro semestre de 2022». Pode ler mais sobre este equipamento aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].