Bolt, Uber e Glovo têm uma nova “companhia” em Lisboa. A Rocket chegou da Ucrânia para “abanar” o mercado com a dispensa da taxa de entrega e descontos que chegam aos 70%.
Para já, são cerca de cem os restaurantes parceiros da app ucraniana Rocket que aterrou este mês em Lisboa (e que também está disponível nos arredores), mas o objectivo é, claro, crescer.
A Rocket entra em Portugal depois de ter analisado os resultados de um estudo de mercado que encomendou à PwC: «Lisboa surgiu como uma oportunidade chave pelos inúmeros restaurantes e óptimas opções gastronómicas existentes na cidade», revelam os fundadores Aleksey Lukhymchuk e Stanislav Dmitrik.
Desconto de 70% mete pratos a um euro
O que a Rocket oferece não parece poder ser, para já, batido pela concorrência: a taxa de entrega é inexistente em todos os restaurantes. Na Bolt, por exemplo, isto só acontece em para pedidos feitos perto do utilizador; na Glovo e Uber Eats, apenas com promoções é possível ter um desconto na taxa de entrega, mas nunca zero.
Depois, durante o período de lançamento em Portugal, há restaurantes com descontos de 70% – um deles, que encontrámos enquanto explorávamos a app, tinha pratos por pouco mais de um euro ou até mesmo menos, o Joshua’s Grill.
Pagamentos só com cartão de crédito
O facto de não existir um pedido mínimo é também uma vantagem sobre as outras apps, embora sejamos obrigados a pagar a taxa de saco de dez cêntimos.
Actualmente, a grande contrariedade pode mesmo ser a disponibilidade e diversidade dos restaurantes parceiros da Rocket, mas é natural que a marca consiga, em breve, convencer mais espaços a entrar nesta comunidade de delivery.
No que respeita aos pagamentos, só é possível usar cartão de crédito; sobre o design da interface da Rocket, não nos parece tão polido como os da Uber, Bolt e Glovo, mas é de fácil navegação. Basta seguir o conceito de cartões e ícones com tipos de comida para não errar – e é isso que a Rocket faz.