Imune.pt – este site nacional tem informação verificada sobre vacinas para lutar contra fake news

©NCI
©NCI

Criado pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, o site quer «garantir à população o acesso a informação correcta, factual e idónea sobre vacinas».

A partir desta semana, há um novo site nacional onde se podem tirar todas as dúvidas sobre vacinação e imunização, inclusive sobre o tema do momento: COVID-19. Aliás, a plataforma, tem mesmo uma área dedicada à doença provocada pelo novo coronavírus.

Nesta zona do site imune.pt podemos ler «informação detalhada sobre as vacinas COVID-19»: forma de transmissão do vírus, variantes e as medidas de prevenção mais eficazes.

©IHMT – Nova
©IHMT – Nova

Contudo, o site criado pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa tem informação sobre vacinação em geral; o objectivo é «garantir à população o acesso a informação correta, factual e idónea» para que a população fique «imune à desinformação».

Os responsáveis garantem que o site é feito com base em «dados científicos fiáveis actualizados» e quer lutar contra a «proliferação de fake news» sobre vacinação. Contudo, a Universidade Nova de Lisboa lembra que a consulta do site não dispensa o «aconselhamento clínico entre médico e cidadão», uma vez que a informação partilhada é de «âmbito geral».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].