Como ter uma pele equilibrada: a importância dos produtos não comedogénicos

Para ter uma pele equilibrada, o uso de produtos não comedogénicos poderá ser uma excelente solução.

Para ter uma pele equilibrada, o uso de produtos não comedogénicos poderá ser uma excelente solução. Este tipo de produtos ajudam a evitar a obstrução dos poros, pelo que são presença frequente na lista de ingredientes de itens para pele oleosa ou com acne.
Entre as outras vantagens, contam-se ainda o facto de não acumular sujidade, nem oleosidade, nem outras substâncias que possam potenciar o desenvolvimento de imperfeições na pele.

O que significa ser “não comedogénico”?

A palavra comedogénico deriva de comedão, que se refere a cravos grandes, pontos negros e borbulhas inflamadas. Nesse sentido, existem muitos produtos cosméticos e até de maquilhagem na actualidade que causam, então, o aparecimento de comedões, visto que obstruem os poros.
Os produtos não comedogénicos contraem essa tendência e ajudam a ter uma pele equilibrada, mais bonita e saudável.

Quem deve usar produtos não comedogénicos?

Para ser mais fácil perceber, este tipo de produtos também podem ter a designação de “oil free”, isto é, sem óleo. Nesse sentido, destinam-se a pessoas com pele oleosa, pele mista ou com tendência a pele acneica.
Os produtos não comedogénicos possuem uma textura mais fluida e têm uma maior percentagem de água na sua composição – é este o segredo do seu sucesso e eficácia. Além disso, também não possuem, pelo menos em grandes quantidades, ácidos gordos, lanolinas e derivados, óleos vegetais e minerais.
Todavia deixamos um alerta: é importante referir que os produtos não comedogénicos não são necessariamente produtos anti-imperfeições, porque na origem da pele oleosa poderão estar outros problemas que vão muito além do uso dos produtos desadequados.
De facto, são vários os factores que podem desempenhar um papel fulcral no aparecimento de pontos negros e acne. Exemplos disso são o excesso de oleosidade, que leva a uma produção excessiva de sebo; bem como a presença de um elevado número de bactérias na pele.

Sabia que há diferentes níveis comedogénicos?

Os ingredientes comedogénicos enquadram-se em diferentes níveis de 0 a 5, sendo que 0 se refere a produtos que não são comedogénicos e 5 a produtos com alto factor comedogénico.
Se tem a pele oleosa, poderá usar, à partida, produtos de até nível 2. Conheça, então, o índice comedogénico dos ingredientes:
– 0: não entope os poros;
– 1: ligeiramente comedogénico;
– 2 a 3: moderadamente comedogénico;
– 4 a 5: severamente comedogénico.

Conheça os principais ingredientes não comedogénicos

Portanto, se tem a pele oleosa e já experimentou diferentes produtos e nenhum deles resulta, então, atente à sua lista de ingredientes. Nela deve constar:
– Óleo de amêndoa
– Cera de Carnauba
– Extracto de camomila
– Glicerina vegetal
– Óleo de jojoba
– Óleo de semente de damasco
– Óleo de abacate
– Calêndula
– Cânfora
– Óleo de castor
– Óleo de milho
– Óleo de Oliva
– Óleo de amendoim
– Óleo de semente de sândalo
– Óleo de cártamo
– Óleo de semente de gergelim
– Óleo de girassol
Por outro lado, deve evitar produtos que tenham: manteiga de cacau, manteiga de coco, óleo de coco, óleo de linhaça e óleo de gérmen de trigo.

Exemplos de produtos não comedogénicos

Actualmente, é possível encontrar inúmeros itens de cosmética e de maquilhagem não comedogénicos, especialmente em marcas conceituadas, como é o caso da Clinique.
Para ser mais fácil saber realmente o que pode ou não aplicar na pele, confira alguns exemplos de produtos não comedogénicos que pode usar no dia-a-dia.
Base não comedogénica;
– Corretor não comedogénico;
– Protector solar não comedogénico à prova de água e com factor elevado de protecção;
– Hidratante facial não comedogénico;
– Produtos de limpeza não comedogénicos, como tónicos e géis de limpeza.

O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.