Citroen recria bibliotecas itinerantes das carrinhas HY para levar livros a aldeias do interior

©Fundação Calouste Gulbenkian / DR.
©Fundação Calouste Gulbenkian / DR.

As viagens das clássicas Citroen HY, que percorriam o interior do País como biblioteca itinerante, vão ser recriadas pela marca a partir de Maio.

Nas próximas semanas, uma recriação das bibliotecas itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Citroen, volta à estrada. Contudo, em vez das carrinhas HY que, a partir do final dos anos cinquenta, percorreram Portugal com dezenas de livros, estão as actuais Jumper.

A iniciativa ‘Viagem ao Interior’ foi uma ideia do jornalista e escritor João Ferreira de Oliveira e faz-se à estrada no dia 6 de Maio, com a missão de «combater o isolamento a que estão vetadas crianças, que vivem fora das grandes cidades», explica a Citroen.

Biblioteca itinerante da Citroen oferece 500 livros

Durante as visitas da biblioteca itinerante, serão feitas sessões de leitura ao ar livre, nas escolas e no centro das aldeias; o autor da iniciativa diz ainda que serão «oferecidos quinhentos livros» a crianças, uma vez que quer regressar da viagem com a «carrinha vazia».

©Citroen
©Citroen | Em 2021, a HY dá lugar à Jumper para levar livros ao interior do País.

A nova Jumper biblioteca sai de Lisboa com destini às Aldeias do Xisto, e depois segue para a Rota da Terra Fria (Trás-os-Montes), Alentejo e Algarve, sempre nas regiões do interior. A viagem pode ser acompanhada no Instagram do projecto.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].