Depois da polémica com o teaser de promoção da série La Casa de Papel, há uma nova acção de marketing que sugere Marcelo Rebelo de Sousa ao telefone.
Em 2019, a Netflix usou o actor Bruno Ferreira para imitar a voz do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa para promover a terceira temporada da série La Casa de Papel.
Na altura, uma das personagens atendia o telefone e do outro lado o «verdadeiro professor de Portugal» dava as boas-vindas a Raquel, que se tornava o novo membro do gang, com o nome de código ‘Lisboa’.
Como o Presidente nunca era referido pelo nome, nem a Netflix usou seu o cargo para fazer esta promoção, especialistas em direito e a própria Presidência da República desvalorizaram a situação: «Uma paródia lícita é quando se faz a alusão a uma determinada pessoa, sem a identificar explicitamente. A publicidade à La Casa de Papel é exemplo disso», explicava o advogado Manuel Lopes Rocha ao jornal Público.
É Marcelo, mas não é Marcelo
Em 2021, para assinalar o Dia do Pai, a situação repete-se: o Licor Beirão criou numa campanha com uma chamada telefónica automática para «condecorar o Melhor Pai do Mundo», com «uma voz muito familiar» e «honras de Estado» – pode ouvir a gravação aqui.
Embora o nome de Marcelo Rebelo de Sousa nunca seja mencionado, ou qualquer a alusão ao cargo de Presidente da República, a verdade é que o Licor Beirão quer sugerir um telefonema do chefe de Estado para assinalar o Dia do Pai. A imagem que ilustra a campanha é, inclusive, uma de perfil sua, ao telemóvel, em formato vectorial.
Possíveis polémicas à parte, a campanha do Dia do Pai do Licor Beirão está válida até 17 de Março e as inscrições para receber um telefonema de “condecoração” com as tais «honras de Estado» pode ser feita no site melhorpaidomundo.com.