FEST. O Festival Novos Realizadores, Novo Cinema será em Outubro com sessões presenciais

©FEST
©FEST

A organização do FEST – Festival Novos Realizadores, Novo Cinema confirmou que a 17.ª edição vai mesmo acontecer em Outubro, com sessões presenciais nas salas de Espinho.

O FEST – Festival Novos Realizadores, Novo Cinema vai regressar em 2021, mas com novas datas (inicialmente, estava marcado para 21 a 28 de Junho). Ao contrário do que aconteceu, por exemplo, com a edição de 2020, o festival acontece em Outubro, de 4 a 11.

Devido a esta mudança de datas, a submissão de filmes continua aberta até 11 de Junho, quando estava inicialmente programada para terminar no passado dia 22 de Fevereiro.

Masterclasses e palestras para trocar ideias

A organização confirmou ainda que esta edição, que será a 17.ª, vai ter sessões de cinema presenciais nas salas de Espinho. O FEST promete ainda «reforçar a vertente familiar, assim como os espaços de encontro com a comunidade local», no seguimento do «trabalho desenvolvido nas anteriores edições».

Em paralelo com as sessões de cinema, o FEST quer criar um «ambiente de proximidade, troca de ideias e contacto próximo entre profissionais» de cinema e das artes. Para isso, há masterclasses, conferências, palestras e o Pitching Forum, um «espaço de formação e apoio a novos projectos».

FEST 2021 quer chegar a Porto e Lisboa

Apesar de manter o formato físico, a organização cria o FEST Pro online, que vai mostrar online algumas iniciativas para um «público mais alargado e transnacional.

A vertente de competição do FEST mantém-se, com o Prémio Internacional de Curtas e Longas Metragens, o Grande Prémio Nacional, o NEXXT e o FESTinha. Os programas temáticos Be Kind Rewind e Flavours of the World também estão certos na edição de 2021, sendo que a organização quer levar também o festival a Porto e Lisboa, como aconteceu em 2020.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].