Academia Portuguesa de Cinema confirma evento físico dos Prémios Sophia para o Verão

©Academia Portuguesa de Cinema
©Academia Portuguesa de Cinema

Ao mesmo tempo que alguns eventos continuam a ser desmarcados, sucedem-se as confirmações para a segunda metade do ano. A cerimónia dos Prémios Sophia é o mais recente a ganhar uma data.

É uma espécie de regresso ao passado – durante os primeiros anos, os Prémios Sophia foram entregues em Outubro e, agora, se bem por razões diferentes, volta a esta altura do ano.

A partir de 2015, a cerimónia passou a ser sempre na Primavera (em Março, Abril e Maio), mas este ano será em Setembro, confirmou a Academia Portuguesa de Cinema (APC). Dia 19, o Casino Estoril será, então, o palco da entrega física dos Prémios Sophia.

Este ano, a cerimónia será dedicada ao cinema do Velho Continente e tem uma novidade: pela primeira vez será entregue o Prémio Sophia de Melhor Filme Europeu.

Em relação aos nomeados para as várias categorias, os candidatos às estatuetas douradas só devem ser conhecidos no segundo trimestre deste anos. Entre as escolhas da APC devem estar filmes como O Ano da Morte de Ricardo Reis, Ordem Moral, O Fim do Mundo, Amor Fati, Patrick, Golpe de Sol ou Mosquito, que estiveram entre os mais vistos de 2020.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].