Nike Go Flyease. Sem atacadores e sem mãos: os novos ténis da Nike calçam-se sozinhos

©Nike

@Nike

A Nike criou uns novos ténis com um conceito ‘mãos livres’. Os Go Flyease não têm atacadores e calçam-se/descalçam-se sem esforço.

A história dos Go Flyease começou em 2012, quando
Matthew Walzer, de dezasseis anos, com paralisia cerebral, contactou a Nike para partilhar o seu sonho: calçar os seus ténis sem que ninguém o ajudasse com os atacadores.

Na altura, o designer da Nike Tobie Hatfield usou Matthew Walzer para criar alguns modelos de teste e, em 2015, a marca anunciou a linha Flyease com modelos mais fáceis de calçar e descalçar. Seis anos depois, a Nike anunciou os Go Flyease.

Para já, os Go Flyease não são para todos

O “segredo” destes ténis está numa divisão articulada entre a zona do calcanhar e a da palmilha, que se dobra quando descalçamos. Os Go Flyease têm uma «banda de tensão» elástica que envolve as laterais e que, quando calçado, faz com que os ténis se mantenham presos ao pé.

Para descalçar, em vez das mãos, basta usar a ponta de cada pé para pressionar uma cunha que está no calcanhar. Depois, os ténis ficam dobrados e prontos a serem calçados, uma vez que o interior fica inclinado, como se e fosse uma “rampa” para colocarmos o pé.

Os Go Flyease começam a ser vendidos no dia 15 de Fevereiro, por cerca de 150 euros, mas apenas para assinantes do Nike Membership. A disponibilidade para todos só acontece no final de 2021.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].