Na nova app da marca AsPortuguesas é possível experimentar sapatos com realidade aumentada

©AsPortuguesas
©AsPortuguesas

A marca nacional AsPortuguesas segue um conceito que já está há algum tempo implementado noutras aplicações de venda de calçado: o recurso à realidade aumentada.

Há algum tempo que já não é preciso ir a uma loja para ver como é que os novos ténis da Nike ou da Adidas, por exemplo. Aplicações como a Goat, ou até mesmo as das próprias marcas, têm uma funcionalidade que permite experimentar calçado de forma virtual.

Isto é feito com recurso à realidade aumentada que, basicamente, usa a câmara do smartphone para identificar os nossos pés e juntar os ténis ou os sapatos que escolhemos de forma digital – a ideia que dá é que estamos mesmo calçados.

Todos os modelos e várias cores disponíveis

Foi esta técnica de realidade aumentada que AsPortuguesas decidiu incluir na sua aplicação (apenas disponível para iOS). A partir de agora, esta marca nacional, que usa cortiça como matéria-prima, dá a possibilidade de vermos como fica a sua oferta de calçado, nos nossos pés, de forma virtual.

©AsPortuguesas / DR.
©AsPortuguesas / DR. | Os sapatos da marca nacional aparecem em 3D nos nossos pés.

Para isso, basta abrir a app e escolher a opção ‘Virtual Try On’ e tocar em ‘Start’, no ecrã que mostra todos os modelos de calçado disponíveis. A aplicação pede autorização para usar a câmara, para que possa ver como cada modelo, em várias cores, ficaria se o estivesse mesmo a usar.

Compra directa após experiência virtual

Depois de experimentar os sapatos d’AsPortuguesas, podemos tirar uma foto para partilhar no Instagram ou tocar em ‘Shop This’, para comprar automaticamente o modelo que vimos em 3D nos pés.

«A premissa é basilar: auxiliar-nos a perceber e a visualizar como um determinado modelo assenta nos nossos pés ou combina com uma roupa. Desta forma, aumentam as probabilidades de efectivarmos a compra correcta e, consequentemente, reduzem-se as hipóteses de devolvermos o produto ao lojista», diz Pedro Abrantes, CEO d’AsPortuguesas.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].