A marca nacional AsPortuguesas segue um conceito que já está há algum tempo implementado noutras aplicações de venda de calçado: o recurso à realidade aumentada.
Há algum tempo que já não é preciso ir a uma loja para ver como é que os novos ténis da Nike ou da Adidas, por exemplo. Aplicações como a Goat, ou até mesmo as das próprias marcas, têm uma funcionalidade que permite experimentar calçado de forma virtual.
Isto é feito com recurso à realidade aumentada que, basicamente, usa a câmara do smartphone para identificar os nossos pés e juntar os ténis ou os sapatos que escolhemos de forma digital – a ideia que dá é que estamos mesmo calçados.
Todos os modelos e várias cores disponíveis
Foi esta técnica de realidade aumentada que AsPortuguesas decidiu incluir na sua aplicação (apenas disponível para iOS). A partir de agora, esta marca nacional, que usa cortiça como matéria-prima, dá a possibilidade de vermos como fica a sua oferta de calçado, nos nossos pés, de forma virtual.
Para isso, basta abrir a app e escolher a opção ‘Virtual Try On’ e tocar em ‘Start’, no ecrã que mostra todos os modelos de calçado disponíveis. A aplicação pede autorização para usar a câmara, para que possa ver como cada modelo, em várias cores, ficaria se o estivesse mesmo a usar.
Compra directa após experiência virtual
Depois de experimentar os sapatos d’AsPortuguesas, podemos tirar uma foto para partilhar no Instagram ou tocar em ‘Shop This’, para comprar automaticamente o modelo que vimos em 3D nos pés.
«A premissa é basilar: auxiliar-nos a perceber e a visualizar como um determinado modelo assenta nos nossos pés ou combina com uma roupa. Desta forma, aumentam as probabilidades de efectivarmos a compra correcta e, consequentemente, reduzem-se as hipóteses de devolvermos o produto ao lojista», diz Pedro Abrantes, CEO d’AsPortuguesas.