Coca-Cola avança com testes na Europa para vender garrafas feitas em papel 100% reciclável

©Coca-Cola
©Coca-Cola

Ainda este ano, a Coca-Cola vai fazer um teste no mercado europeu para começar a vender bebidas em garrafas de papel. É uma parceria com a The Paper Bottle Company.

São garrafas que parecem as usadas por alguns iogurtes líquidos, criadas numa parceria entreos Laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento da Coca-Cola em Bruxelas e a The Paper Bottle Company.

A ideia é fazer chegar ao mercado uma versão em papel 100% que pode ser «totalmente reciclada como papel. Contudo, a primeira versão «consiste num invólucro de papel com uma tampa de plástico e um fino revestimento de plástico recicável no interior», explica a empresa.

Coca-Cola em garrafa de papel? Para já, não

Este teste deve arrancar no segundo trimestre de 2021, apenas na Hungria, e não será feito com Coca-Cola. O projecto avança primeiro com a bebida à base de plantas AdeZ, que faz parte do portfólio da multinacional norte-americana.

No Verão, a Diageo, que tem os whisky Johnnie Walker, o vodka Smirnoff e a cerveja Guinness, também anunciou um protótipo de garrafa de papel, sem recurso a qualquer tipo de plástico.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].