Cozinhas Modernas e Funcionais: tendências tecnológicas

©Unik-SEO
©Unik-SEO

Modelos de cozinhas e a inovação
A tecnologia tem avançado de forma que nos surpreende cada vez mais. E as cozinhas por medida do futuro não são exceção como campo de oportunidade para o setor tecnológico. Essencialmente, a tecnologia pode ajudar em três vetores fundamentais: conforto, sentido prático e desempenho energético.

Quando imaginamos a decoração de uma cozinha de luxo do futuro é impossível não pensarmos nas ferramentas tecnológicas que estarão ao nosso dispor, alimentadas pelo desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) ao serviço das tarefas domésticas. Sabia que o controlo das casas do futuro está nas suas mãos e voz, tão só a partir do uso de smarphones?

Pois é, o futuro que se está a desenhar enquanto falamos não nos tratará apenas cozinhas modernas com ilhas ou modelos de cozinhas com linhas vanguardistas postos à nossa disposição por fabricantes de cozinhas, como a Leiken. Estaremos a falar de cozinhas inteligentes e altamente sustentáveis, que simplificarão todos os processos que conhecemos.A cozinha já é um ponto de interação – entre pessoas. Sê-lo-á também entre pessoas e máquinas para tornar a nossa vida mais fácil. Mas como, exatamente?

Modelos de cozinhas do futuro: o que esperar

A Internet of Things nas cozinhas por medida
A IoT é o sistema que liga aparelhos que estão permanentemente online e ligados entre si. Definido pela Internet Society como “a extensão da conectividade de rede e capacidade de computação para objetos, dispositivos, sensores e outros artefactos que normalmente não são considerados computadores”. A IoT será, assim, um sistema de gestão integrada de todos os aparelhos da casa – cozinha incluída.

Decoração de cozinha de luxo e IA
A Inteligência Artificial (IA) surgirá como muito mais do que complemento da decoração de uma cozinha de luxo. Permitirá que controlos de voz ativem determinados equipamentos, e ajudará na gestão da despensa e da energia;

Fogões nas cozinhas por medida
As cozinhas por medida ou os modelos de cozinhas do futuro, terão equipamentos diferentes daqueles que conhecemos hoje. As placas serão mais finas e terão uma monitorização táctil. Quanto aos fogões, terão controlo remoto através dos dispositivos móveis e câmaras para acompanhar o estado dos seus cozinhados. E mais: darão dicas para a preparação dos cozinhados.

Frigoríficos nos modelos de cozinhas
Feche os olhos e imagine cozinhas modernas com ilhas com peça central da decoração de cozinha de luxo. Agora pense num frigorífico que o informa sobre os ingredientes disponíveis ou em falta e o avisa quanto ao que deve incluir na lista de compras. O futuro não soa nada mal, pois não?

Fabricantes de cozinhas, energia e sustentabilidade
A tecnologia irá aliar-se aos fabricantes de cozinhas para oferecer modelos de cozinhas ou cozinhas por medida que permitam integrar o melhor que tem para oferecer a nível de sustentabilidade. A energia eólica e solar permitirá um consumo sustentável, para poupar energia.

Hidroponia, uma horta do futuro?
A hidroponia permite que se possam cultivar alimentos orgânicos sem precisar de solo. Explicamos; nesta técnica de cultivar plantas sem solo, os minerais essenciais para o crescimento das plantas são fornecidos através de uma solução nutritiva na medida e constância necessária. Já está a imaginar a preparação de vegetais em cozinhas modernas com ilhas? Nós também.
Neste artigo, vimos como a tecnologia se pode aliar à decoração de cozinha de luxo, na forma de, por exemplo, cozinhas modernas com ilhas auxiliadas pela técnica de hidroponia para cultivo de vegetais.

Notámos ainda como os fabricantes de cozinhas já estão a pensar em cozinhas por medida onde a tecnologia – através da Internet of Things – será mais do que coadjuvante. E ainda como fogões e frigoríficos complementarão a magia da decoração de cozinha de luxo com uma eficiência completa na gestão inteligente da cozinha que, por sua vez, poderá ser controlada através de voz via smartphones.

Tudo isto sem perdermos de vista que a cozinha, por mais avanços tecnológicos que se possam dar é, mais do que um lugar de máquinas, um lugar onde manda o coração e imperam os sentidos. Como acontece noutras áreas, os fabricantes de cozinhas que melhor perceberem o equilíbrio entre estes dois elementos – homem e máquina – estarão na linha da frente do futuro das cozinhas.

Porque seja em cozinhas modernas com ilhas ou cozinhas tradicionais do tipo rústico, famílias e amigos vão-se reunir à volta da mesa, partilhando comida, tradições e sabores. Ali vamos ouvir histórias, ver sorrisos e desfrutar da companhia dos que nos são mais próximos. Sempre

Emmet Brickoswki
Emmet Brickowski, o protagonista do Filme LEGO, está no Trendy para escrever sobre tudo o que lhe pedirmos. É um verdadeiro polivalente e tanto o vai a ver a escrever sobre desporto ou sobre pneus de automóveis. Everything is awesome!