Chama-se Sol Posto e é o primeiro filme-concerto português a estrear nos cinemas. Os bilhetes já estão à venda em todos os cinemas e no site dos Capitão Fausto.
Pela primeira vez, uma banda nacional tem direito a um filme-concerto com estreia assegurada em várias salas de cinema nacionais: ao todo são setenta, em Portugal Continental e Ilhas.
Em Sol Posto podemos ouvir (e ver) vários temas dos Capitão Fausto filmados ao vivo e ao ar livre – as gravações aconteceram em Setembro deste ano, durante uma semana, na zona de Melides, no Alentejo.
O filme vai ter uma única exibição no cinema: será dia 20 de Novembro às 20 horas e inclui «versões inéditas do repertório da banda» com três actuações «gravadas ao vivo e em exclusivo para o filme». O objectivo foi criar uma «antologia discográfica cinematografada do mais estimulante repertório da música portuguesa contemporânea», diz o realizador Ricardo Oliveira.
Bilhetes para Sol Posto a sete euros
«Tal como na vida quotidiana recente, o filme enfrenta a ideia de um período de ponderação em vez de acção, e de suspensão em vez de concretização. Estamos, sobretudo em paz com o presente, com a sua primeira década de existência e com a nossa obra», explica Tomás Wallenstein, o vocalista dos Capitão Fausto.
Os bilhetes (custam 7 euros) para a sessão única de Sol Posto já podem ser comprados nos cinemas ou através do site da banda: estão lá links para todas as setenta salas onde o filme-concerto dos Capitão Fausto é projectado.