©Ralph Kayden
©Ralph Kayden

Construção modular: como ter uma casa inovadora e sustentável?


O termo casa modular está cada vez mais nas bocas do mundo. A procura por edificações mais inovadoras rápidas, sustentáveis, limpas e flexíveis fez com que as empresas de construção propusessem novas alternativas.

O que é a construção modular?
Uma casa modular é uma habitação feita numa fábrica certificada e que é transportado por módulos para o terreno onde será feita a sua montagem e acabamentos, por profissionais qualificados para tal.

Este tipo de casa, por um lado, é uma excelente solução para quem pretende construir uma habitação em pouco tempo. Por outro, é um edifício erguido de uma forma mais eficiente e sustentável, em comparação com construir casas de maneira tradicional. As vantagens não se ficam por aqui. Vamos, então, apresentar-lhe os benefícios da construção modular.

Velocidade da construção
Os projectos de construção modular podem ser terminados de 30% a 50% mais rapidamente que métodos de construção tradicional. Para quem tem urgência na mudança, esta pode ser uma solução.

De forma geral, uma construção de casa pré-fabricada dura de 3 a 6 meses, conforme a sua complexidade. Isto acontece porque as casas são construídas em fábricas especializadas e a construtora disponibiliza apenas alguns modelos, aumentando a eficiência.

Quando terminados, estes módulos são transportados para o terreno, montados e feitos os acabamentos finais. Neste tipo de construção, os problemas relacionados com factores climáticos são bastante reduzidos porque grande parte da construção é feita na fábrica.

©DR
©DR

Materiais duráveis e seguros
Os edifícios modulares são pensados para que os materiais durem muito tempo. Ao contrário do que se possa pensar, as casas modulares não têm menos qualidade de construção e acabamentos em comparação com as casas erguidas tradicionalmente – os módulos podem ser feitos de vários materiais como cimento, madeira, painéis isolantes. Por sua vez, os módulos interiores são construídos de forma a terem excelentes performances térmicas, acústicas e anti-incêndios.

É de extrema importância que escolha uma construtora que lhe dê boas opções e que explique todas as vantagens dos diferentes tipos de materiais de que podem ser feitos os módulos.

Lembre-se que as fábricas onde são produzidas os módulos são certificadas e os níveis de qualidade e acompanhamento são bastante elevados. Ao serem construídos dentro de um edifício, os materiais estão sempre protegidos dos factores climáticos que possam existir e garantir o máximo de qualidade.

Materiais amigos do ambiente

Os edifícios modulares são mais amigos do ambiente: são construídos com materiais muitas vezes reciclados e/ou que não afectam tanto o planeta. Para além disso, o facto de serem feitos em fábrica e com determinados modelos faz, inevitavelmente, que a construção gere menos lixo e desperdício. Um dos benefícios da construção modular é que pode garantir que está optar por um processo de construção mais sustentável, do início ao fim.

©Bernard Hermant
©Bernard Hermant

Custo efectivo
Um dos grandes factores de stress quando se constrói uma casa são os problemas ou as melhorias que vão surgindo e os consequente, o aumento de custos que não estavam previstos à partida.

Esta é uma das grandes vantagens das casas modulares: quando os pormenores ficam definidos como a aceitação do projecto e da planta, materiais e acabamentos, o preço já não pode ser alterado. Para além de que não vão surgindo problemas como acontece numa construção tradicional.

Possibilidade de se acrescentar ou retirar módulos
Tal como o nome indica, uma casa modular é construída por módulos. Por isso, existe a possibilidade de, ao longo do tempo, se irem acrescentando ou retirando módulos sem que sejam necessárias alterações na estrutura principal da casa.

A casa modular pode ser remodelada facilmente e adaptar-se às suas necessidades: caso precise de mais uma divisão, garagem, a família aumente. Estes módulos podem ser projectados de acordo com o que precisa. A flexibilidade nestas construção é outro dos grandes benefícios chave.

O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.