©LEGO
©LEGO

LEGO Braille Bricks: os novos tijolos para crianças invisuais vão chegar em breve a Portugal

As peças LEGO em braille estiveram em projecto-piloto até agora e chegam primeiro a sete países.

À primeira vista parecem peças LEGO perfeitamente normais, mas há um detalhe que as distingue das outras: em vez dos pinos habituais, contam com uns que correspondem ao alfabeto em braille.

Todas as peças, com várias cores e compatíveis com as habituais da LEGO, têm ainda a indicação da letra, número ou símbolo, para que também possam ser usadas «por outras crianças, colegas e professores», explica a marca.

ACAPO é parceira LEGO em Portugal

Para já, as caixas LEGO Braille Bricks serão apenas lançadas em sete países (Alemanha, Brasil, Dinamarca, Estados Unidos, França, Noruega e Reino Unido). De acordo com a LEGO, a chegada a Portugal está prevista «até ao início de 2021».

Os LEGO Braille Bricks (cada caixa tem mais de trezentas peças) estão preparados para serem lidos em seis idiomas: alemão, dinamarquês, francês, inglês, português e norueguês. Contudo, a marca quer ter, até ao ano que vem, peças «disponíveis em onze línguas e em vinte países».

O preço e as datas concretas de lançamento ainda não foram divulgadas pela marca, mas neste site já há muita informação deste novo projecto inclusivo da LEGO, onde se pode ver que o parceiro em Portugal para o lançamento destes novos kits é a ACAPO.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].