A empresa sueca CorPower Ocean, com o apoio de vários fundos europeus, vai instalar uma fábrica de produção, montagem, manutenção e reparação de conversores de energia das ondas em Viana do Castelo.
Viana do Castelo será a nova casa de um projecto sueco relacionado com o aproveitamento da energia de ondas. A CorPower Ocean vai criar uma fábrica multidisciplinar para este tipo de equipamentos, num investimento que ronda os dezasseis milhões de euros.
Esta fábrica fica instalada no Porto de Viana do Castelo e servirá para «produzir, montar, fazer a manutenção e a reparação de conversores de energia das ondas», explica a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) em comunicado.
CorPower pode ficar definitivamente em Viana do Castelo
O contrato prevê que a fábrica da CorPower Ocean fique em Viana até 2024, sendo que a «expansão para instalações definitivas» está «planeada para o final do projecto de demonstração» de aproveitamento de energia das ondas que vai ficar ao largo da praia da Aguçadoura.
Entre os investidores privados e os fundos públicos europeus que participam neste projecto estão o Equity Funding, a Swedish Energy Agency, o Portugal Compete 2020 e o EU Grants.