TVDE e Táxi: os dois “inimigos” estão agora juntos na nova app Free Now que inclui o serviço da Kapten

©Free Now Kapten
©Free Now Kapten

É conhecida a rivalidade entre taxistas e TVDE em Portugal, mas isso não impediu a Free Now de juntar numa mesma app os dois serviços. A app da Kapten vai ser desactivada.

Em Fevereiro, a Free Now anunciou a aquisição da Kapten: o resultado seria ter uma única app que agregasse não só os TVDE e os táxis, mas também as trotinetas e bicicletas eléctricas da Hive.

Passados quase três meses, esta mudança é oficializada e durante as próximas semanas vai haver lugar a uma migração gradual do serviço de TVDE da Kapten para a app Free Now – aliás, quem for cliente desta última já pode ver a opção ‘Ride’ no topo dos resultados sobre que pedir uma viagem.

TVDE é sempre (muito) mais barato que que o táxi

Os preços prometem não ajudar a serenar os ânimos dos taxistas, isto porque fazer uma viagem num TVDE pela Free Now é muito mais barato que num táxi.

Na simulação que fizemos, uma viagem de dez minutos, o preço num TVDE foi de 4,20 euros e no táxi com a tarifa Lite (ou seja, uma tarifa certa, que foi anunciada no ano passado e que levantou alguma polemica no sector, com vários taxista a recusarem aderir) foi de 5,48 euros.

Mas há outro problema: os valores apresentados para as viagens de táxi são apenas estimativas e o preço mostrado é aproximado; além disso, sempre que tiver de fazer uma viagem que obrigue a mudar de tarifa, o valor final nunca é mostrado, facto que cria um fosso ainda maior entre estes dois serviços apresentados na mesma app.

App Free Now ©DR

Juntar serviços numa app é bom para o cliente, mas…

Temos muitas dúvidas que juntar dois serviços concorrentes, rivais e que têm problemas públicos de relacionamento, seja uma boa estratégia. Contudo, para os clientes, há uma vantagem evidente em ter vários serviços concentrados numa única app (incluindo trotinetas e bicicletas Hive).

Acreditamos que os taxistas parceiros não fiquem muito contentes que a sua plataforma original tenha agora a possibilidade de pedir um TVDE – aliás, se já com a tarifa Lite houve contestação, é muito provável que a as críticas subam de tom com esta nova decisão da Free Now.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].