Seis vinhos e dois azeites: a mai’nova marca alentejana usa materiais sustentáveis e reciclados

©Mainova
©Mainova

Chama-se Mainova e nasceu no Vimieiro, Alto Alentejo. A vinha e o olival da Herdade da Fonte Santa deram à luz uma nova marca que se apresenta com seis vinhos e dois azeites.

Esta é a história da filha mai’nova que decidiu dar continuidade ao projecto da família do pai. Bárbara Monteiro, a mais nova de três irmãs, sempre foi conhecida por esse nome e acabou por o usar para dar vida a esta nova marca alentejana.

A Mainova colhe os frutos de noventa hectares de oliveiras e vinte hectares de vinha, na Herdade da Fonte Santa (Vimieiro, Alentejo), para nos levar até à mesa seis vinhos e dois azeites.

Vinhos Mainova com o dedinho do enólogo António Maçanita

Na parte dos vinhos, Bárbara Monteiro conta com a ajuda do viticultor inglês David Booth e do enólogo António Maçanita que aceitou ser consultor deste novo projecto. Aqui, o resultados são seis referências: o Mainova (branco e tinto), o Moinante (branco e rosé) e o Milmat (branco e tinto). Destes, todos têm certificação vegan, excepto o rosé.

Já nos azeites, a Mainova tem duas versões: Clássico e Early Harvest, ambas extra-virgem, de 500 ml e com uma acidez de 0,2%. A versão clássica pode ainda ser comprada numa embalagem Bag-in-Tube de três litros e a colheita tardia vem numa garrafa em grés de vidro reciclado.

Sustentabilidade e responsabilidade ambiental na produção

Quer a vinha, quer o olival (foto em baixo) têm «regimes de produção biológica e integrada», o que, no caso dos vinhos, «resulta em propostas com pouca intervenção, baixos sulfurosos e maioritariamente vegan», sublinha Bárbara Monteiro. Contudo, este ano a produtora não certificou os produtos como biológicos.

A sustentabilidade e a responsabilidade ambiental é mesmo uma das grandes preocupações da Mainova: a marca substituiu as cápsulas de plástico por lacre, os rótulos são feitos com papel reciclado («ou com maior percentagem de algodão»), assim como as caixas de papel. As tintas usadas também não têm plástico.

Herdade da fonte Santa ©Mainova

A forma mais fácil de comprar os vinhos e azeites desta produtora marca alentejana é na loja online. Aqui, os vinhos começam nos 8,95 euros (Mainova Branco 2019) e vão até aos 24,95 (Milmat Tinto Reserva 2017); os azeites ficam por 5,95 e 15,95 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].