O primeiro-ministro António Costa anunciou hoje as novas regras para a terceira fase de desconfinamento do País. Os ginásios podem abrir a 1 de Junho e os restaurantes deixam de estar limitados a 50% da ocupação. Lisboa tem medidas especiais.
Ginásios a abrir a 1 de Junho sem balneários e com distâncias de segurança, restaurantes deixam de ter limites de ocupação nas salas e os centros comerciais abrem apenas no fim da primeira semana. Estas são as principais medidas adoptadas pelo Governo para a terceira fase de desconfinamento em Portugal.
António Costa decidiu ainda tomar medidas especiais na capital, que nos últimos dias tem tido um aumento de casos de COVID-19. A área metropolitana de Lisboa fica assim, com medidas mais apertadas em relação ao resto do País, como por exemplo o facto de serem proibidos ajuntamentos de mais de dez pessoas (no restante território, o limite sobre para vinte).
Também é adiada a abertura dos centros comerciais, ginásios e lojas do cidadão durante uma semana, assim como reavaliação de manutenção das lojas com mais de 400 m2 e das feiras que já tinham regresso marcado. A reavaliação será feita na próxima Quinta-Feira em Conselho de Ministros.
Em Lisboa serão ainda reforçadas as medidas de vigilância epidemiológica na construção civil e empresas de trabalho temporário, assim como o controlo das condições de alojamento dos trabalhadores.