Competição de curtas da Monstra será online, com 169 filmes e seis masterclasses no final de Maio

©Monstra Online Maio
©Monstra Online Maio

A competição de curtas da Monstra 2020 será totalmente online. Ao todo passam 169 filmes e há seis masterclasses.

A 11 de Março, a organização da Monstra tomava a decisão: o festival era adiado, sem novas datas previstas, devido à pandemia de COVID-19. Esta é a primeira parte de um festival que pretendemos que possa decorrer nas salas de cinema no final de Setembro [onde irá ter lugar a competição de longas metragens]», diz Fernando Galrito, director artístico.

Como já tem sido estratégia em vários eventos, a opção foi recorrer à Internet para dar seguimento à edição deste ano a Monstra. Para isso a organização escolheu uma plataforma de vídeo, a Kinow, para passar os filmes a concurso.

Bilhetes custam cinco euros e dão acesso a todos os 169 filmes

A Kinow é uma plataforma que permite criar uma interface personalizada e que, neste caso, pode ser usada como uma espécie de “Netflix” para festivais de cinema como a Monstra

O acesso será pago e a organização vai começar a vender os vouchers em breve, por cinco euros – um único dá acesso a todas as sessões. O festival de Annecy, também de animação, é outro que vai usar a plataforma Kinow.

Monstrinha também vai ser online e dura dois dias

Entre 25 e 31 de Maio há 169 filmes para ver online, distribuídos por doze sessões, que juntam todas as competições habituais da Monstra: Curtas, Curtíssimas (filmes até dois minutos), Estudantes e a Portuguesa; além do cinema, há as habituais masterclasses.

Em paralelo com o festival principal, acontece a Monstrinha, com dez horas de filmes de animação para crianças que passam na RTP 2: será nos dias 30 e 31 de Maio, entre as 8 e as 13 horas.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].