RTP 2 dedica ciclo de cinema ao realizador português Luís Galvão Teles

Luis Galvao Teles
Luis Galvao Teles

O realizador Luís Galvão Teles vai ter um ciclo de cinema na RTP 2 onde vão passar quatro filmes: A Confederação (1978), A Vida é Bela.!? (1982), Elas (1997) e Dot.com (2010). O primeiro será mesmo uma estreia em televisão.

Os quatro sábados de Janeiro serão dias de cinema português, sempre ao final do dia. A estação pública de televisão, neste caso a RTP 2, vai passar quatro longas-metragens de Luís Galvão Teles.

Destes quatro filmes, um vai ter a sua estreia em canal aberto: A Confederação é mesmo o primeiro a ir para o ar, dia 6 às 00:15. Esta foi a sua primeira longa-metragem de ficção e o primeiro filme português a ganhar o Grande Prémio do Festival da Figueira da Foz.

No dia 13 de Janeiro, a noite acaba com A Vida é Bela…!? (23:15), protagonizado por Nicolau Breyner, um dos maiores êxitos de bilheteira do cinema português dos anos oitenta.

O terceiro filme de Luís Galvão Teles a passar na RTP 2 é Elas (20 de Janeiro, 23:45), que conta com um casting de luxo: Miou-Miou, Carmen Maura, Marthe Keller, Marisa Berenson, Guesch Patti e Joaquim de Almeida, por exemplo.

Finalmente, o ciclo de cinema dedicado a Galvão Teles termina com a comédia Dot.com (27 de Janeiro, 23:45). Este filme, integralmente rodado na aldeia de Dornes, conta história de uma resistência nacional contra a tentativa de roubo de um nome, para um site, de uma empresa de Madrid.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].