Tools4Edu é o novo site português que quer ajudar professores e alunos em aulas online

©Tools4Edu
©Tools4Edu

Este ano, o terceiro período escolar foi suspenso nas escolas, em virtude do alargamento do Estado de Emergência e ao surto da COVID-19. A solução continua a ser o ensino à distância e a Tools4Edu quer ajudar nesta fase.

É uma das ferramentas que nasceu na iniciativa #tech4COVID19, onde um grupo de empreendedores que está a «criar soluções tecnológicas para ajudar a população a ultrapassar os desafios trazidos pela pandemia», explicam os responsáveis do Projeto Tech4edu.

O projecto deu origem à plataforma gratuita Tools4Edu onde podem ser encontrados «tutoriais e boas práticas para toda a comunidade educativa». Aqui, os professores «encontram sugestões para gerir a nova “sala de aula” (agora com um conceito virtual). A ideia passa por usar a tecnologia para «recriar, até onde for possível, o ambiente humano da escola».

Para já a plataforma é a Zoom, mas chegam alternativas em breve

Já os alunos ficam a saber «descobrem como interagir digitalmente com professores e colegas, tanto durante a aula como nas indispensáveis pausas», explicam os responsáveis pela Tools4Edu.

Esta plataforma «tem ainda um espaço para partilha de experiências e boas práticas, e uma equipa de apoio para esclarecer dúvidas e dificuldades de pais, alunos e docentes».

O site deste projecto educativo tem três áreas: para alunos, pais e professores, onde podem ser encontrados os respectivos recursos e ferramentas. Para por todos em contacto, o Tools4Edu recorre à plataforma de videoconferência Zoom, que nos últimos tempos tem sido associada a falhas de segurança. Em breve serão disponibilizadas outras ferramentas de comunicação, garante a Tools4Edu.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].