É hoje que entram em vigor os novos sinais de trânsito. Ao todo são quase cem novidades de todos os tipos, incluindo dois que alerta para a travessia de animais nas estradas portuguesas.
Começam a ser colocados esta semana quase cem novos sinais de trânsito, incluindo luminosos (semáforos), de mensagem variável, símbolos e turísticos/culturais. Talvez os mais curiosos sejam dois, em especial.
A partir de Abril, se vir sinais de perigo que alertam para o perigo de dois tipos de animais atravessarem as estradas, não se admire: o novo A19c dá indicação de que a via pode ser atravessada por linces-ibéricos e o A19d alerta para um perigo semelhante, mas de anfíbios.
Vias exclusivas para automóveis com mais de uma pessoa
Na lista da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) há ainda novos sinais de obrigação, como o D6a, que indica uma via reservada a veículos com alta taxa de ocupação (duas ou mais pessoas, incluindo o condutor).
Outro destaque é de Zona de emissões reduzidas (ZER) que passa a proibir a circulação de automóveis cujas emissões são superiores a um nível pré-definido (G5c) e o de informação que assinala uma zona residencial ou de coexistência de pessoas e automóveis (H46). Há ainda novos sinais que limitam a velocidade em zonas residenciais a 30 km/h.
Bicicletas com dois novos sinais: perigo e informação
A circulação de bicicletas tem direito a dois novos sinais: o de Perigo A17a (aproximação de uma passagem para velocípedes) e o H7a (localização de uma passagem para velocípedes).
Sinais para automóveis eléctricos, que indicam monumentos, caravanas, portagens são outros do que fazem parte da lista do Regulamento de Sinalização do Trânsito (RST), que entra hoje em vigor e que pode ser vista aqui.