A decisão da Makro surge na «sequência do despacho governamental que regulamenta o exercício de comércio por grosso e a retalho de distribuição alimentar».
Todas as dez lojas Makro em Portugal passam, a partir desta semana, a estar abertas ao público em geral. Até agora, apena os profissionais do sector da restauração ou hotelaria (entre outros) podiam comprar na Makro.
«Esta é uma medida temporária, decorrente da renovação do Estado de Emergência e válida apenas durante este período com o intuito de garantir o abastecimento à população», explica a marca na sua página de Facebook.
Makro pensa em formas de agilizar processo do cartão
Apesar de abrir as lojas a todos, a Makro obriga a fazer o seu cartão antes de começar a fazer compras, o que apenas pode ser feito nas lojas – não há possibilidade de criar um cartão no site ou numa app. Isto acontece porque o sistema de facturação das lojas «está preparado para venda a profissionais, para a qual a emissão de NIF é obrigatória», lembra a Makro.
Contudo, não está posta de parte a hipótese de a Makro facilitar este processo, sabe o TRENDY. Na página oficial de Facebook da Makro, onde foi anunciada esta decisão, vários clientes profissionais mostraram-se contra esta decisão da Makro e fizeram críticas duras a esta abertura ao público em geral.
As acusações dos clientes profissionais da Makro têm que ver com o facto de não estarem a ser respeitados e de a empresa ir contra o seu modelo de negócio tradicional: «A população não precisa de mais supermercados, estão a descaracterizar completamente um cash & carry» escreve um seguidor», escreve um seguidor da página de Facebook.
«Já não bastava venderem um pacote de leite ou uma banana a profissionais, agora tornam-se supermercado do grande público? Tenham respeito pelos clientes que vos fizeram crescer!!!» é outra das críticas feitas à loja. Pode ver todas as reacções à decisão da Makro aqui.